Projeto Reproleite tem o apoio da Seagri

Projeto Reproleite tem o apoio da Seagri

O secretário de Estado da Agricultura Evandro Padovani garantiu total apoio ao projeto de melhoria do sistema reprodutivo da bovinocultura leiteira o Reproleite em fase de implantação na região central do Estado. A secretária Executiva Regional de Governo polo IV Maria Araujo de Oliveira percussora do projeto fez uma detalhada explanação para o titular da pastar estadual de Agricultura em reunião ocorrida na Estação Experimental da Ceplac em Ouro Preto do Oeste.

A secretária de Governo Maria Araujo de Oliveira pontuou o projeto Reproleite visa promover o desenvolvimento na atividade da pecuária leiteira do município de Ouro Preto do Oeste e região em propriedades selecionadas com adoção de medidas de manejo e inovações tecnológicas que resultem no aumento da produção de leite, sendo que os técnicos capacitados estarão multiplicando o conhecimento para outros profissionais afins, expandindo o atendimento na região de Ji-Paraná. Os médicos veterinários da Emater/RO que saíram do estado para serem capacitados no CPT em Viçosa – MG, ficarão responsáveis de capacitar os profissionais afins de cada regional do Estado.  Na região de Ji-Paraná os profissionais que serão capacitados ficarão responsáveis pela seleção das propriedades da região.

Em Ouro Preto do Oeste será atendido inicialmente 110 propriedades rurais, sendo 60 da chamada pública do leite (MDA) e 50 do sistema de atendimento da Emater-RO. Atualmente temos um intervalo entre partos de 22 a 24 meses, com perspectiva após monitoramento e tratamento especifico reduzir para 14 a 15 meses que é o aceitável na bovinocultura, conseqüentemente dobrando a produção de leite.

Vale ressaltar que o referido projeto encontra-se em consonância com o Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável – PDES 2015-2030, Diretriz III, 4.3.3. Programa 3. Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite; 4.3.4. Programa 4. Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Objetivo do Reproleite

Elevar a eficiência reprodutiva em propriedades rurais, que desenvolve a atividade leiteira na região Central do Estado de Rondônia, por meio da aquisição de 02 (dois) aparelhos de ultrassonografia. O potencial desta técnica facilitará o diagnóstico de gestação precoce, a sexagem fetal e o diagnóstico de patologias no útero e ovário em propriedades com interesse e boa receptividade às novas tecnologias repassada pelos órgãos de assistência técnica, com vistas ainda de serem os indutores na implantação de inovações tecnológicas aos demais produtores da circunvizinhança.

O secretário Padovani após conhecer o bojo completo do projeto Reproleite disse que o governo do Estado enviou a Assembleia Legislativa do Estado – ALE/RO o projeto de ampliação do Proleite orçado em R$ 14 milhões e que deverá ir a plenário para a votação esta semana e segundo o presidente da Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR), deputado Lazinho da Fetagro (PT), o projeto é consistente. São três projetos de apoio à produção leiteira em projetos piloto para ampliar o atendimento aos produtores, com a aquisição de bezerros via melhoramento genético, aquisição de veículos e tanques de resfriamento, bem como equipamentos parte dos recursos serão geridos pela Emater/RO, mas a maior parte está a cargo da Seagri. “Vejo este projeto (Reproleite) com bastante otimismo e precisamos de inciativa como esta que é a busca pelo aumento da produção de leite, mas com qualidade e focado em um objetivo que é agregar renda e valor, tendo o produtor como ponto principal”, disse otimista o secretário Padovani prometendo ser um defensor do projeto Reproleite.

Autor / Fonte: Alexandre Araujo/SECOM

Comentários

Leia Também