PSB ensaia Jesualdo Pires ao governo, Expedito é “carta na manga” do grupo Cassol, DEM não descarta Marcos Rogério governador

 

Governo – A coluna vem alertando há tempo sobre a possibilidade de o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), político de maior expressão do partido, mais até que o governador Daniel Pereira (PSB), que assumiu o comando do Estado ciente que comandava uma nave, mas que na verdade é um calhambeque, disputar o governo do Estado. Desde a realização da Rondônia Rural Show em maio último, que os comentários cresceram e estão ganhando corpo. Quando deixou (desincompatibilizou) a prefeitura para poder disputar uma das duas vagas ao Senado foi taxativo dizendo que não pretendia disputar outro cargo. Como em política nada é definitivo...

Expedito – É o mesmo caso do ex-senador e ex-presidente do diretório regional do PSDB, Expedito Júnior. Apesar de ser um nome expressivo para disputar o Senado ou o governo do Estado, ainda não se sabe qual será sua opção até as convenções (20 de julho e 5 de agosto) partidárias. Na última semana disse publicamente que caso o senador Ivo Cassol (PP-RO), que já governou Rondônia em dois mandatos, registre sua candidatura, “ganha no primeiro turno”. Júnior é a “carta na manga”, do grupo liderado por Cassol como opção de peso político, para o Senado e, dependendo da situação, ao governo.

DEM – O Democratas é o partido que mais reúne seus filiados ajustando as diretrizes visando as eleições de outubro próximo. No último sábado (9) o auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) ficou lotado para a realização de mais um encontro da região do Vale do Jamari. Dentre outras decisões o lançamento da pré-candidatura do vice-prefeito de Ariquemes, Lucas Follador a deputado federal. Ele irá fazer dobradinha com o pai, Adelino Follador (DEM-Ariquemes), pré-candidato ä reeleição e o estadual mais bem votado em Rondônia nas eleições de 2014.

Governo – A maior liderança do DEM no Estado é o presidente do diretório regional, deputado federal Marcos Rogério. O jovem parlamentar, a princípio, tem uma reeleição garantida, mas a cada semana é indicado como pré-candidato a outros cargos. Há 15 dias Marcos Rogério seria o nome do Democratas para concorrer a uma das duas vagas ao Senado. Esta semana já se comenta, nos bastidores da política, que ele poderá disputar a sucessão do governador Daniel Pereira (PSB). Questionado, Marcos Rogério disse que, por enquanto, trabalha como pré-candidato à reeleição.

Sujeira – Esta semana um cidadão inconformado, e coberto de razão filmou e distribuiu um vídeo da sujeira que os freqüentadores do Espaço Alternativo de Porto Velho, no acesso ao Aeroporto Governador Jorge Teixeira proporcionam. Restos de alimentos, garrafas, sacos plásticos e outras tralhas espalhadas ao longo do local, hoje com mesas, passarela, sendo uma agradável área de lazer com o mínimo de infraestrutura que fica emporcalhada, suja, o que seria um “cartão de visitas” da cidade. A maioria do povo, ainda, tem modos e costumes distantes da idade da pedra. A polícia poderia botar esses amantes da imundice a limpar a sujeira, que fazem todo final de semana, ou colocá-los em cana, se for o caso.

Respigo

Após passar por cirurgia (vesícula) o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza) está retomando as atividades políticas. No último final de semana marcou presença na pré-convenção do PR, em Porto Velho, presidido no Estado pelo deputado federal Luiz Cláudio +++ O deputado estadual Airton Gurgacz (PDT/Ji-Paraná) tem percorrido o Estado visitando lideranças pedetistas. Airton é pré-candidato à reeleição e está entre os nomes de maior expressão do partido no Estado +++ Estamos em pleno período de verão amazônico (seca), mas hoje choveu forte e rápido na região da Assembleia Legislativa, por volta das 14h. Apenas apagou o pó e o cheiro de fumaça, pois já há irresponsáveis botando fogo em quintais e terrenos baldios +++ Maurão de Carvalho esteve reunido na última semana com o ex (governador, senador, deputado estadual, prefeito), José Bianco, uma espécie de guru político do Estado, pelo seu conhecimento e experiência no complicado segmento. O assunto em pauta como não poderia ser diferente foi política e até a possibilidade de Bianco caminhar junto com Maurão na disputa pelo governo do Estado respondendo por cargo importante na coordenação.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Leia Também