Rock Boto Festival continua

Lenha na Fogueira

O Rock Boto Festival continua na noite deste sábado, no Parque da Cidade, valorizando a produção musical local. O Festival conta com o apoio da prefeitura através da Funcultural e contou com 35 Bandas inscritas o que garante shows até a madrugada de domingo.

********

Vale salientar, que a entrada é franca. Além de muito Rock os que forem até o Parque da avenida Calama podem paricipar do passeio de caiaque no lago artificial (essa prática tem cobrança de ingresso), muita comida típica e outras atrações. É uma boa pedida pra levar toda a família. Vai lá ver o Ocampo dançar Rock.

********

A jovem acriana que ganhou o BBB18, saiu gritando “Lula Livre”, dessa vez a “Vênus Platinada” teve que engolir calada. A moreninha que se apresentava como coitadinha e com isso conquistou o Brasil, não é de hoje, sempre criticou a poderosa empresa de comunicação da família Marinho.

********

Parabéns aos acrianos, por realmente se mobilizarem em favor da conterrânea. Gleici soube jogar o jogo e por isso venceu!

********

Por falar em Rock, vem aí o “Você é Show – Rock”. É a RedeTV/RO valorizando a produção musical local. Apenas 32 bandas serão selecionadas para participar do programa que já é sucesso em Rondônia e Acre.

********

Porrada mesmo foi a que o meu Vasco da Gama pegou na Argentina. Quatro a Zero. Nós os vascaínos estamos agradecendo, por ter sido apenas de quatro, pois, quem assistiu ao jogo, viu que a goleada poderia chegar a 8. Realmente não temos elenco para enfrentar uma Libertadores de América. Agora, já pensou se o nosso VASCÃO pega o Racing e mete a peia em São Januário na próxima semana. Tudo é possível em se tratando de futebol. Se lá marcaram três pênaltis contra o Vasco, por que aqui isso não pode acontecer? A esperança é a última que morre e enquanto existir a famosa “faixa preta” o Vasco não morre!

*******

Enquanto isso, os bastidores da eleição para a presidência da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – FESEC, estão fervendo. A escola de samba Asfaltão lançou uma chapa encabeçada pelo Reginaldo Cardoso o famoso Makumbinha. A escola do Tigre convidou a Acadêmicos da Zonas Leste para apresentar o Vice e a direção da Verde e Rosa escalou o Antônio Neto para compor com o Makumbinha. É uma chapa forte.

********

Outra escola que apresentou chapa para concorrer a presidência da entidade maior das escolas de samba de Rondônia, foi a Acadêmicos do Armário Grande que apresentou o nome do compositor Durans. Cabeleira está correndo atrás dos votos para eleger seu pupilo. Caso a chapa do Armário Grande ganhe a eleição, uma das primeiras ações com certeza, será anular o resultado do julgamento dos desfiles das escolas do Grupo de Acesso do último carnaval.

********

Tudo porque a direção da Verde e Branco acha que a escola foi “garfada”, ao não ser alçada para o Grupo Especial como todos esperavam. Quem subiu foi a Acadêmicos da Zona Leste. A escola Armário Grande já tem pelo menos, dois votos garantidos: O da própria Escola e o Voto do Cabeleira que vota como ex presidente da FESEC eles também contam com o voto da Unidos da Rádio Farol.

********

Se não mudaram o estatuto da FESEC, no próximo dia 30, dia da eleição, tem direito a voto: Os presidentes ou representante oficializado de cada escola e os ex presidentes da FESEC.

********

Por falar nisso, falta a Diplomatas do Samba confirmar o nome do Athaíde Santos. E aí Jair Monteiro o ex Rei Momo vai ou não concorrer?

*******

Hoje uma boa programação a noite, além do Boto Rock Festival é curtir mais uma noitada de seresta com Os Anjos da Madrugada na antiga Dimple's que fica na rua Duque de Caxias com a José Bonifácio pertinho do quartel da Brigada.

Ação Verão Legal 2018 do MTur em Porto Velho

De quarta-feira (18) até sexta (20), duas agentes fiscais de Turismo, do Ministério do Turismo (MTur) promoveram em Porto Velho a ação “Verão Legal 2018”, para verificação da regularização dos meios de hospedagem, agências de turismo, guias de turismo, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras do setor turístico.

A ação está passando por todas as capitais brasileiras para notificar às empresas e guias sobre a obrigatoriedade de regularização junto ao MTur, através do Cadastur, sistema online simplificado, que permite aos meios a criação de login e senha e o preenchimento de formulário para, de forma gratuita, esperar a aprovação do MTur  e receber o certificado de regularidade da atividade ou serviço oferecido.

“Desde 2008 a Lei do Turismo concedeu ao Ministério do Turismo a prerrogativa de fiscalizar. Por enquanto estamos sensibilizando e orientando a todos que durante todo esse tempo não se adequaram quanto à regularização, e o próprio trade começou a solicitar que se formasse uma equipe e fizesse a fiscalização em loco ou remotamente. Eles precisam estar formalizados, então nós estaremos notificando e dando o prazo de 30 dias para cada estabelecimento faça a sua regularização”, explica a agente fiscal Daniela Henrique Saraiva.

Com o apoio da Superintendência Estadual do Turismo (Setur), as agentes visitarão 40 estabelecimentos que ainda estão irregulares ou em processo de regularização. “Nossa intenção não é punir, e sim orientar sobre a necessidade de estar cadastrado. Os empreendimentos precisam estar formalizados para que o governo federal possa conhecer quem são os prestadores de serviços turísticos e para formular políticas públicas e programas mais adequados para cada região, além do repasse de recursos necessários para cada estado”, completa Saraiva.

A qualidade do serviço oferecido não é observada durante a fiscalização. “Nós só observamos a formalização, a qualidade é uma consequência. A partir do momento em que todos se formalizam, as melhorias do setor são efeitos naturais, tanto da qualidade, quanto da segurança na prestação do serviço. Não temos um padrão de exigência, mas arrolamos o que é um meio de hospedagem, uma transportadora turística, um guia, o que devem possuir e o que caracteriza esses serviços. A qualidade da prestação é uma relação de consumo e, portanto, já é uma prerrogativa do Procon”, esclarece.

Texto Vanessa Farias

Fotos: Rosinaldo Machado

Governo de Rondônia - SECOM

FOMENTO

Documentário sobre cultura Nambiquara será lançado em aldeia indígena

O documentário Os Nambiquara e o Ritual da Menina-moça foi produzido por agentes culturais vilhenenses com apoio do Governo de Rondônia. Ele será lançado Neste sábado dia 21, na aldeia Aroeira em Vilhena, e foi um dos contemplados com o edital premio de audiovisual Lídio Sohn, promovido pelo Governo do estado. A produção contou com a coordenação do fotógrafo Washington Kuipers e dos produtores culturais Marcio Guilhermon e Andréia Machado.

Segundo Washington Kuipers, o documentário retrata o ritual da menina-moça praticado há muitos anos pelos indígenas Nambiquara que povoam Rondônia. “Filmamos e conversamos com várias indígenas em Vilhena. Todas as imagens foram feitas nas aldeias Aroeira e Cabixi, por isso, sentimos a necessidade de fazer o lançamento do filme na Aroeira. Em 27 minutos procuramos retratar com sensibilidade e poesia esse ritual tradicional”, destacou Washington.

O edital prêmio de audiovisual Lídio Sohn tem como objetivo incentivar a produção artística no campo audiovisual da história e arte recente do estado de Rondônia. Ao todo foram selecionados quatro projetos com o tema Memória e Cultura Rondoniense. A exibição do filme fará parte da programação da Secretaria Municipal de Esporte de Vilhena alusiva à Semana do Índio, e contará com apoio da Fundação Cultural de Vilhena, e das secretarias municipais de Assistência Social e Educação.

 Texto: Serpentário Produções

Secom - Governo de Rondônia

Autor / Fonte: Zekatraca

Comentários

Leia Também