Secretária de Governo acompanha distribuição de calcário aos produtores rurais

Secretária de Governo acompanha distribuição de calcário aos produtores rurais

A secretária Executiva Regional de Governo polo IV Maria Araújo de Oliveira acompanhada da secretária municipal de Agricultura de Ouro Preto do Oeste engenheira agrônoma Angelina Malinowske Xavier, visitou o armazém da extinta Companhia de Armazenamento Geral de Rondônia (Cagero), mais conhecido como Cibrazem local onde está armazenado o calcário que vem sendo distribuído aos produtores rurais do município mencionado.

O calcário cerca de 385 toneladas que foi doado pelo governo do Estado de Rondônia ao município de Ouro Preto do Oeste a custo zero, tendo em contrapartida o transporte realizado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Marcelino Tenório será distribuído a 400 produtores rurais ouro-pretenses beneficiando-se cada um com 2 toneladas e meia. Desde 2015, o programa Mais Calcário coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Companhia de Mineração de Rondônia (CMR), signatária da mina, em Pimenta Bueno estão entregando calcário aos municípios solicitantes.

A secretária de Governo Maria Araújo de Oliveira pontuou que o governo do Estado em um tempo futuro corrigir o solo de todos os setores rurais e os agricultores poderem ter boa safra, atendendo a demanda e crescendo financeiramente com um fato positivo fixando o homem no campo. Segundo Maria Araújo, o objetivo do governo é atender a todos com um calcário de boa qualidade, capaz de elevar significativamente a produtividade das lavouras e consolidar a vocação agrícola do Estado de forma sustentável.

O prefeito do município Vagno Gonçalves Barros destacou a importância em se investir na agricultura, tendo em vista a importância do setor para o desenvolvimento econômico da região. “O homem do campo merece todo o apoio do poder público, pois vem dele o alimento sobre as nossas mesas. Este calcário será de extrema importância para nossa produção”, destacou o prefeito.

O produto, de acordo com a titular da pasta de Agricultura do município, Angelina Xavier será destinado aos produtores rurais para auxiliar no desenvolvimento das suas produções. “Calcário é ouro para os produtores. Este é um incentivo simples, mas de grande valia ao homem do campo”, disse o secretário.

Como aderir ao programa
O produtor rural interessado em receber o material para correção do solo deverá ir até a Secretaria Municipal de Agricultura localizado na Avenida Silvio Gonçalves de Farias, bairro Incra (antigo prédio da sede do Incra), munido dos seguintes documentos: cópia simples do CPF e RG e do comprovante de endereço da propriedade a ser beneficiada. É preciso também ter análise do solo que ateste a necessidade do calcário. Em caso de atendimento prioritário, levar solicitação emitida pela associação ou cooperativa da qual o produtor faça parte.

Autor / Fonte: Alexandre Araujo / Secom

Comentários

Leia Também