Semas usa garrafas pet para produção de enfeites natalinos

Semas usa garrafas pet para produção de enfeites natalinos

Neste final de ano, a população da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste e visitantes novamente terão a oportunidade de prestigiar os tradicionais enfeites natalinos confeccionados de garrafas pet e que serão expostos às margens da BR-364, no centro da cidade. Isso graças ao Projeto Renovando Hábitos e Atitudes que vem sendo executado por usuários de vários programas sociais e coordenado pelos orientadores sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

O Projeto, idealizado e iniciado em 2011, completa este ano sua quarta etapa. Tem por objetivo promover o fortalecimento dos vínculos comunitários e a participação cidadã, possibilitar o acesso a experiências e manifestações artísticas e culturais, assegurar espaço de referência para o convívio grupal, comunitário e social através das diversas fases do desenvolvimento do projeto, além de despertar nos usuários e na comunidade uma postura socioambiental, visando à redução e prevenção dos danos causados ao meio ambiente.

A equipe envolvida no projeto vem trabalhando na confecção das peças desde o mês de agosto. Também reformou alguns enfeites que foram utilizados nas edições anteriores e que puderam ser reaproveitados. No total, serão expostos doze lustres, cinco bolas, dois trenós, duas famílias sagradas, uma casa do Papai Noel, duas bengalas, um sino, três camelos, quatro renas, dois anjos, três árvores, quatro caixas de presentes e um boneco de neve. Algumas das peças e frases serão produzidas somente com mangueiras de led.

As garrafas pet estão sendo arrecadadas pela equipe da SEMAS, através de parceria com os comércios locais e as escolas municipais, estaduais e particulares. A previsão é de que as peças natalinas sejam finalizadas entre 26 e 30 de novembro, mesma data em que serão expostas, onde ficarão para visitação até o início de janeiro de 2019.

O Projeto está sendo financiado com recursos próprios através da SEMAS, e toda a confecção das peças está sendo realizada nas dependências do CRAS, pelos alunos dos programas: Projovem Adolescentes, Projeto Família e Cidadania Bombeiro Mirim, Brincado e Protegendo, Gestantes e Nutrizes, e adolescentes que cumprem medidas socioeducativa em meio aberto e que estão colaborando no desemvolvimento do Projeto.

O impacto social esperado pelo Projeto também busca alcançar melhorias na qualidade de vida dos usuários, comunidades e suas famílias. A ação conta com a participação de cinco reeducandos por meio do Ministério Público do Estado de Rondônia.

Autor / Fonte: Gazeta Central

Comentários

Leia Também