Senai Rondônia manda professores para treinamento na Alemanha

Senai Rondônia manda professores para treinamento na Alemanha

 Seis professores do Sesi-Senai de Rondônia da área da mecânica, sendo cinco de Porto Velho e um de Cacoal, embargaram na madrugada desta sexta-feira,17 para a Alemanha, para participar de treinamento proveniente do projeto de cooperação internacional entre Senai de Rondônia, a Universidade de Ulm e a Câmara de Comércio Exterior da cidade de mesmo nome.

Com retorno previsto para 16 de dezembro, os professores do Senai vão aprender durante um mês as tecnologias e inovações desenvolvidas na universidade alemã, com o objetivo de adaptar o modelo de educação profissional alemão para as unidades Sesi e Senai de Rondônia.

Há 15 anos no Senai, instrutor da área automotiva da escola de Cacoal, Magno Luiz Alves ressalta que a expectativa é captar informações atualizadas para trazer novos conhecimentos para os alunos e ao mesmo tempo abrir mais o leque do mercado de trabalho. Esta é a segunda vez que Magno participa do intercâmbio com a Alemanha. “Estamos prontos para aprender e multiplicar o conhecimento que vamos adquirir com o objetivo de melhorar ainda mais a imagem da nossa instituição e agregar valor aos serviços que prestamos”, disse.

O instrutor Otávio Jorgens do curso de Eletromecânica Sesi-Senai Cetem, em sua segunda viagem para participar de capacitação em Ulm explica que “basicamente o objetivo é aprender e adotar a metodologia dual nas unidades Sesi-Senai de Rondônia. Com esta metodologia, o aluno estuda na escola e ao mesmo tempo atua na indústria. Desta forma mudaria o método no qual o aluno precisa terminar todo o curso para ser inserido no mercado de trabalho. Este é um dos pontos fundamentais deste intercâmbio. Não vamos copiar, mas adaptar esta metodologia”, reiterou.

Segundo o gerente da unidade Sesi-Senai-IEL-Cetem-RO, Gideoni Oliveira, além de absorver o conhecimento técnico e o know how da Alemanha na área da mecânica e o modelo na área de atuação do ensino profissional adotado por eles, a finalidade deste projeto é trazer para as unidades Sesi e Senai este modelo de educação.

O superintendente do Sesi-IEL-RO e diretor regional do Senai-RO, Valério Duarte, ressalta a importância deste treinamento, pois além de capacitar tecnicamente os instrutores, também aprimora a parte pedagógica. “A Alemanha é reconhecida mundialmente por formar bons profissionais, então os nossos instrutores durante esse período também acompanharão os professores para ver como eles trabalham as práticas, ver como os professores interagem com os alunos, como transmitem os conhecimentos e também conhecer o sistema de avaliação”, disse.

Já o diretor técnico do Sesi-Senai-IEL de Rondônia, Ademir Vicente da Silva, classifica como fundamental a parceria com a universidade de Ulm, que iniciou em 2010. “A parceria tem contribuído para transferência de tecnologia voltado ao atendimento de demandas das indústrias rondonienses. Sobre a cooperação entre Alemanha e Brasil, Ademir ressalta que o projeto evoluiu como experiência enriquecedora oportunizando novos conhecimentos”, comentou.

Autor / Fonte: Carlos Araújo

Comentários

Leia Também