Sensor dará alerta em tempo real se bombas do SAAE falharem

Sensor dará alerta em tempo real se bombas do SAAE falharem

Uma nova tecnologia desenvolvida por estudantes do Ifro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) de Vilhena será cedida para o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) para monitorar o funcionamento das bombas de água da entidade. Caso alguma delas apresente defeito, os técnicos da autarquia serão informados pelo sistema em tempo real, no celular.

Nos próximos dias o equipamento será instalado no sistema elétrico da bomba do poço que abastece o bairro 5° BEC. Se o produto corresponder às expectativas, o aparelho deverá ser implantado nos demais poços da cidade. A parceria foi possível graças aos estudos do projeto coordenado pelo professor Roberto Simplício Guimarães, do Ifro.

O sistema, desenvolvido por alunos do Instituto, não gerará custos à autarquia. O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRO Campus Vilhena acompanhará o desempenho da nova tecnologia para viabilizar seu funcionamento na cidade.

Com o projeto em vigor, a mão-de-obra e o tempo de resposta para os reparos serão reduzidos de forma significativa. Atualmente a identificação de problemas em bombas de água demoram e exigem a interrupção do fornecimento de água por várias horas.

Para Maciel Wobeto, diretor do Saae, a parceria será um avanço significativo para a prestação de serviços da entidade. “Faltar água na nossa casa é um pesadelo. Por isso, é ótimo ter uma forma rápida de resolver os problemas que aparecem sem que a população sofra por muito tempo sem água. Se o projeto for expandido para todo o município, quando alguém ligar para informar a falta de água, já saberemos o que aconteceu e estaremos a caminho para resolver o problema”, garante.

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura

Leia Também

Loading...