Tradicional Festa do Divino Espírito Santo

 Mais uma vez o governador Confúcio Moura prestigiou a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, participando no sábado (3), no distrito de Surpresa, região de Guajará-Mirim, do encerramento da romaria religiosa que congrega as comunidades ribeirinhas do Vale do Guaporé, tanto do lado rondoniense quanto do boliviano, durante 50 dias de peregrinação, por cerca de 40 localidades.

*******

“Essa festa religiosa é realizada há 123 anos. Não é brincadeira. É muita crença, trazendo resultados muito positivos para as pessoas que têm fé, fazem suas promessas e recebem benefícios da cura e outros atos”, disse o governador Confúcio logo após chegar a Surpresa, à tarde. Ele visitou residências, a área do porto, entrou em uma embarcação e conversou com servidores que representam o governo na região.

********

O governador disse que a tradição centenária da Festa do Divino só ocorre devido ao cumprimento de princípios e regras claras pactuadas pelos representantes das localidades e municípios ribeirinhos. O roteiro e organização da festa são definidos um ano antes do início, pelo Conselho Geral da Irmandade do Divino, em calendário móvel entre abril e final de maio, quando se comemora o Pentecostes.

********

“É uma festa encantadora, tradicionalíssima, consagrada por princípios e normas das quais não abrem para nada. Há um rito perfeito, e as populações ribeirinhas brasileira e boliviana comungam deste mesmo ato de fé e crença”, disse Confúcio Moura.

*******

O governador participou do ponto alto do encerramento da 123ª Festa do Divino Espírito Santo – o levantamento do mastro, realizado por membros da comunidade da edição anterior da festa, no caso Porto Murtinho. É um mastro de madeira altíssimo, que foi fincado em frente à igreja São Judas Tadeu, com uma pomba branca na parte superior, que significa que a partir daquele momento o Espírito Santo foi elevado e estará presente, para em seguida acontecer uma festa. Festa do Divino está sempre na agenda do governador

********

Romeiros de diversas regiões ribeirinhas do Vale do Guaporé e comunidade indígena de Sagarana percorreram as ruas da cidade com velas e cânticos de louvor a Jesus para buscar a imperatriz, o imperador , o alferes da bandeira e o capitão do mastro em suas residências a fim de levá-los até a igreja. Eles também saem em busca do mastro, confeccionado e ornamentado pelo capitão do mastro, para carregá-lo até o local do encerramento dos festejos, havendo a celebração de uma missa.

********

O senador Valdir Raupp, a deputada Marinha Raupp, o superintendente de Cultura, Juventude e Lazer, Rodnei Paes; o subchefe da Casa Civil Waldemar Albuquerque; o chefe da Casa Militar tenente-coronel Maurício Gualberto e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva, estiveram também no encerramento.

*******

A festa do Divino é festejada em todo o Brasil, porém, algumas se destacam mais que as outras, como é o caso da Festa do Vale do Guaporé, a única no mundo, onde a Coroa, é transportada de uma localidade a outra por via fluvial.

*******

Pois vejam os senhores, a Festa do Divino leva ao Vale do Guaporé turistas de praticamente todo o Brasil e nem assim faz parte do Calendário Turístico do Ministério do Turismo.

Flor da Primavera vence concurso no Flor de Cacto

A junina Flor da Primavera foi a grande vencedora do concurso de quadrilha junina, levado a efeito durante a 20ª edição do Arraial Flor de Cacto.

Contando a história dos Bois de Parintins Garantido e Caprichoso, a quadrilha dirigida pela Folclorista dona Francisca, coloriu a arena montada no Campo 1º de Maio do bairro Caladinho de vermelho e azul e encantou, não apenas os jurados, mas, o público que literalmente lotou arquibancadas e camarotes naquela noite de sábado dia 3.

O grupo que se denomina como “Rainha da Zona Sul”, entrou na arena motivado pela vitória no concurso “Melhor Cangaço” promovido recentemente pela junina Girassol das Três Marias o que fez com todos seus integrantes, se apresentasse com muita garra. Com um ótimo marcador/cantor a junina Flor da Primavera conquistou dos jurados 359,3 pontos e levou para sua sede, além do troféu, R$ 2 Mil em dinheiro vivo. Veja como ficou a classificação final do concurso do Arraial Flor de Cacto

Em 1º lugar - Junina Flor da Primavera – 359,3; 2º lugar Junina A Roça é Nossa – 359,1; em 3º lugar Junina Rádio Farol – 359,0; em 4º lugar Junina Forte Príncipe – 358,5; 5º lugar Junina Mocidade Junina – 357,9; 6º lugar Junina Nova Estação – 357,8; 7º lugar Junina Girassol das Tres Marias – 357,3 e 7º lugar Junina Matutos do Socialista - 337,6.

Arraiálesta

Na próxima sexta feira dia 9, começa o ArraiáLeste que vai até o dia 18. O ArraiáLeste tem como tradição, apresentar, além de danças de grupos folclóricos, promover show com as escolas de samba cujas sedes ficam em sua área como é o caso dos Acadêmicos da Zona Leste e dos Acadêmicos do São João Batista. Além disso, a coordenação promove o concurso de Rainha do Arerai-Leste inclusive Rainha da Diversidade.

O ArraiLeste será Montado no Campo de Futebol do Céu da rua Benedito Inocêncio.

Sobre o plano municipal de cultura em porto velho

Judilson Dias (*)

O processo de elaboração do PMC da cidade de Porto Velho, esta parado, desde de 2014 e necessita ser trabalhado em várias etapas que reunirá diversos segmentos da sociedade, passando pela representação do poder público local até a representação popular artística presente em todas as regiões da cidade. Este ano reiniciamos com a elaboração do diagnóstico cultural da cidade e com as diretrizes que irão compor o Plano Municipal de Cultura. Para o ano de 2017, os trabalhos, que NECESSITA contar com a participação do Conselho Municipal de Cultura, prossegue com a elaboração das METAS e AÇÕES para o PMC.

O processo do conselho prova, uma vez mais, que a saída política é o diálogo. Sem perder de vista as múltiplas disputas existentes, temos exercitado nossa capacidade de ouvir e de comunicar, com a certeza de que a democracia exige o respeito e a escuta, bem como o reconhecimento dos nossos limites na formulação das soluções necessárias para o fortalecimento da cultura na cidade. A realização da I Fórum Municipal de Cultura representa a efetivação de um importante instrumento para o exercício da cidadania cultural. O desafio de transformar uma cultura política instituída de cima pra baixo – que historicamente silenciou e ainda hoje descrimina muitas manifestações culturais da cidade – é amplo e permanente, e somente torna-se possível com a abertura de canais contínuos de diálogo, reflexão e crítica. A arte e a cultura, como dimensões da vida coletiva, não estão distantes da política. Para a Fundação de Cultura de Porto Velho - FUNCULTURAL, o Conselho Municipal de Cultura é um instrumento estratégico de construção da política pública. A constituição desse espaço e a definição das prioridades a serem levadas a cabo pelo poder público possibilitam a construção colaborativa de políticas culturais para a cidade, com ênfase na formulação de propostas que efetivamente contribuam para a superação de suas enormes desigualdades e para o desenvolvimento artístico-cultural.

Bom amigos conforme decisão da plenária reunida nos dias 26 e 27 de Maio próximo sábado, dia 10/06 das 08:00 as 12:00hs no Teatro Banzeiros realizaremos a escolha do Conselho Municipal de Cultura e ajustaremos as propostas de cada setorial gostaríamos de lembrar a todo o movimento cultural que sem o ajustes das propostas de cada seguimento e sem a escolha do conselho, fica impossível a implantação do fundo municipal de cultura que não permitirá implantarmos: Os editais para o repasse de verbas aos projetos, a transferência do MinC de qualquer recurso para porto velho, a definição por parte da prefeitura sobre o montante de recursos definidos para o fundo e etc.

(*) Gerencia da divisão de Artes da Funcultural

Autor / Fonte: Zekatraca

Comentários

Leia Também