Trânsito violento e desorganizado necessita de ação eficiente

Trânsito violento e desorganizado necessita de ação eficiente

 A administração pública da Porto Velho que assumiu o comando do município no primeiro dia do ano, pouco ou quase nada apresentou em um dos pontos vitais da capital: o trânsito. Desorganizado, violento, mal sinalizado, pouco fiscalizado e orientação zero, o caos voltou com a abertura do ano letivo no início desta semana.

Com currículo considerável, assumiu o comando da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) Marden Ivan de Carvalho Negrão, segundo matéria produzida pela assessoria da prefeitura, “experiente na área pelo trabalho desenvolvido no Estado de São Paulo”. Ocorre que ele teve um prazo mais do que o suficiente, para se preparar, pois as eleições foram em outubro último, quando a maioria da população optou por Hildon Chaves (PSDB) para administrar o município.

A previsão era que a Semtran estivesse preparada para controlar e organizar o trânsito com a abertura do ano letivo. Ledo engano. Circular pelas ruas e avenidas da capital nos horários de pico é de fazer Jó perder a paciência.

Na administração anterior as prioridades foram colocar semáforos que mais parecem totens iluminados em vários cruzamentos. A maioria instalada de forma errônea. Apenas alguns foram adequados, os demais continuam mais complicando o trânsito do que orientando.

Os “cabeças de tapiocas”, como o povo tratam os agentes de trânsito, que antes ficavam com o bloco de multas penalizando motoristas e motociclistas, sempre à sombra de uma árvore desapareceram. Agora são vistos apenas dentro das caminhonetes protegidos do sol e pelo ar refrigerado. Afinal de contas ninguém é de ferro.

Nada de orientação, organização e se necessário for, punição. Onde estão os 86 agentes de trânsito? Por que motoqueiros “furam” sinais, não respeitam o pouco que há de sinalização e trafegam em velocidade acima de 80 km/hora na área urbana? Por que maus motoristas que param em filas duplas, triplas às imediações de colégios particulares não são punidos? Por que nas escolas públicas agentes de trânsito não orientam motoristas e pedestres a utilizarem de forma correta as faixas de segurança?

A prefeitura deve urgentemente fechar acordo com a Polícia Militar para que o policiamento de trânsito seja retomado e revigorado pela corporação, com o apoio dos agentes de trânsito. A “indústria da multa” implantada pela administração anterior deve ser banida. Orientar, organizar, sinalizar e punir com o máximo de rigor os irresponsáveis também é necessário.

Vamos promover uma ampla campanha de educação no trânsito e posteriormente uma rígida fiscalização. O município não está fazendo a sua parte. Maus motoristas e motoqueiros também.

Vamos juntar forças e fazer do trânsito um prazer e não um martírio diário.

Autor / Fonte: WC / rondoniadinamica

Comentários

Leia Também