Um “não" de Confúcio que não ficou bem caracterizado, governador tem simpatia dos prefeitos, Daniel assume ou disputará a Câmara Federal?

 PMDB – A resposta do governador Confúcio Moura (PMDB) no jantar do seu partido, à noite da última segunda-feira (30) em Porto Velho, quando o nome do presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho (PMDB-Andreazza) foi confirmado como pré-candidato do partido a sucessão de Confúcio em 2018 permite especulações. Quando a deputado estadual Rosângela Donadon (PMDB-Vilhena) perguntou se Confúcio seria candidato ao Senado e recebeu a resposta seca “não” o futuro político do partido clareou.

Fica? – Rondônia tem duas das três vagas ao Senado nas eleições do próximo ano (Raupp e Cassol) e Confúcio estava de olho em uma delas. Ocorre que Valdir Raupp é pré-candidato à reeleição e precisa muito mais da vaga que Confúcio, que também busca um novo mandato, até para segurança no futuro. Raupp não pode disputar a Câmara Federal, porque sua esposa, Marinha tem mais uma reeleição praticamente garantida. Os dois candidatos “não colaria”, porque um ficaria de fora. Fica a pergunta: Confúcio cumprirá o mandato até o fim?

Simpático – Governador municipalista, que tem o apoio de praticamente dos os prefeitos, porque não discriminou nenhum adversário político, independente da sigla partidária. Confúcio poderá ter divergências ao cargo que disputar, mas não terá oposição cerrada. Quem não puder ajudar não irá prejudicar. Só não faz um governo melhor, porque não tem uma equipe de ponta. Quem perde recursos do Pidise a fundo perdido, por falta de projeto inicial tem que ir pra rua. É o fim da rosca...

Prudente – A resposta de Confúcio a deputada Rosângela demonstra a prudência do governador Confúcio. Para disputar o Senado, como comentamos teria que bater chapa com Raupp, inclusive dentro do partido o que não é recomendável, porque o Barbudo muito e não deixa espaço político. Confúcio tem dois caminhos: disputar uma das vagas à Câmara Federal onde certamente estaria eleito e garantir foro privilegiado com a imunidade parlamentar ou permanecer no governo até o fim do mandato, o que não é muito provável.

Daniel – O vice-governador Daniel Pereira (PSB) tem vários caminhos. Se Confúcio renunciar em março próximo, como acreditamos, assume o governo e não deverá concorrer à reeleição. Tem compromisso assumido com o senador Acir Gurgacz, pré-candidato ao governo pelo PMDB. Caso ocorra o improvável, Confúcio ficar, Daniel deverá disputar uma das vagas à Câmara Federal com enorme chance de sucesso. Como em política não há sim que perdure e não que permaneça recomenda-se aguardar a continuidade do jogo político, mais difícil que o de xadrez.

Respigo

O deputado estadual Marcelino Tenório (PRB-Ouro Preto) esteve representando a Ale na Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte. Segundo Marcelino o maior investimento no café no Estado teve início há 4 anos, com apoio da Emater e no último ano da Suder (Desenvolvimento) +++ A previsão é uma safra de dois milhões de sacas em 2019 levando Rondônia para o topo na produção da café robusta e entre os três primeiros do conilon +++ Ontem (31) último dia do mês de outubro choveu forte em Guajará-Mirim das 11h até por volta de 13h. As ruas paralelas a principal, Leonardo Matos ficaram alagas assim como boa parte da área central da cidade +++ Servidores da Assembleia Legislativa terão feriado prolongado esta semana. Como quinta-feira (2) é Finados e feriado nacional, na sexta-feira (3) será ponto facultativo na Casa de Leis, que retomará a normalidade somente na próxima segunda-feira (6) +++ Agradecimentos sinceros a Fábio Marques da área de Comunicação e Douglas Dagoberto, assessor da Câmara Municipal de Guajará-Mirim. São pessoas que realmente orgulham a Pérola do Mamoré, que há tempo está precisando retomar o progresso e o desenvolvimento.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também