Universitárias montam sala de leitura com materiais reciclados em escola

Universitárias montam sala de leitura com materiais reciclados em escola

Alunos participam de projeto de leitura em Ariquemes (Foto: Diêgo Holanda/G1)

Diante da necessidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade de psicologia, duas acadêmicas tiveram a ideia de montar uma sala leitura em uma escola da Zona Sul de Ariquemes (RO). Para o projeto, as alunas estão reutilizando materiais que seriam descartados por empresas.

A Escola Municipal Magdalena Tagliaferro foi a instituição escolhida para receber o trabalho. A instituição fica localizada no Setor Jardim das Palmeiras e tem mais de mil alunos matriculados.

Ao G1, as pesquisadoras contaram como surgiu o projeto. Segundo Daniela Souza e Marli Rodrigues, há cerca de 3 meses elas estavam 5º período de psicologia e perceberam a necessidade de um ambiente mais aconchegante e bem equipado para os estudos na escola.

Para colocar em prática o propósito, elas buscaram parcerias com empresas da cidade, e conseguiram materiais que seriam descartados, mas que serviram muito bem no espaço que elas queriam montar.

Bobinas usadas para transporte de fios foram transformadas em mesas. Pallets viraram bancos. Tábuas que iriam para o lixo foram resgatadas pelas estudantes e viraram estantes. Até filtros de café e jornais foram reaproveitados para revestir os móveis.

Universitárias tiveram ideia há cerca de 5 meses (Foto: Diêgo Holanda/G1)

A diretora da escola, Glaucilene de Paula, conta que o trabalho das estudantes seria apenas dar uma palestra, mas ao verem a necessidade da escola, elas mudaram de planos.

“Elas vieram fazer uma observação para fazer uma intervenção e perceberam que nossa biblioteca era horrível, daí elas falaram: ‘a intervenção é a biblioteca de vocês, topam?’ e eu falei ‘vamos nessa’, Agora vai ser um ambiente maravilhoso para as crianças”, relata.

A acadêmica Marli diz que aplicou os conhecimentos teóricos do curso na construção do espaço.

“Segundo Piaget, o ambiente faz a mudança e a interação no cognitivo da criança, então nós vimos essa necessidade, e buscamos parceiros nas empresas. Sempre pensando na sustentabilidade”, explica a estudante.

Ela ainda destaca que envolveu até o esposo no trabalho, para fazer a parte de marcenaria da sala.

Daniela, que fez o trabalho em dupla com Marli disse estar feliz com o resultado. “É gratificante ver o quanto ficou bonito. Graças a ajuda de todos, da comunidade, apoiadores. Agora eles vão ter uma leitura gostosa e saudável”.

O aluno da escola, Gabriel Felipe Bianchi, de 8 anos contou que achou a sala de leitura muito confortável. “Achei muito legal a decoração. O que eu achei mais legal são essas coisas macias [se referindo aos puffs da sala] que a gente pode ler os livros. Vou dar uma passada aqui todo dia.

A escola fica na Rua Umuarama, 4847, Setor Jardim das Palmeiras.

Autor / Fonte: Por Diêgo Holanda, G1 Ariquemes e Vale do Jamari

Comentários

Leia Também