Vulcão nas Ilhas Canárias pode entrar em erupção a qualquer momento

Vulcão nas Ilhas Canárias pode entrar em erupção a qualquer momento

© Divulgação  

A atividade sísmica registrada durante os últimos dias no arquipélago canário não se encaixa no padrão. "Nunca foi registrado enxame similar" desde a instalação de estações especializadas nas ilhas.

Na ilha canária de La Palma (Espanha) foram registradas dezenas de miniterremotos durante o passado fim de semana, informam cientistas. No total, mais de 40 abalos sísmicos, todos de magnitude entre 1,5 e 2,7.

O Instituto Geográfico Nacional (IGN) informou que se trata de um "enxame sísmico" na zona do vulcão Cumbre Vieja, que permanece ativo.

Apesar de o Instituto Vulcanológico das Canárias afirmar que seja um fenômeno "absolutamente normal", María José Blanco, diretora do IGN das Canárias, considera que "não é anômalo nem comum", e indicou que "nunca foi registrado enxame similar" desde a instalação de estações especializadas nas ilhas.

La Palma se encontra no noroeste das ilhas Canárias e tem cerca de 86.000 moradores, cuja quantidade aumenta significativamente durante a alta estação. Ela é a ilha vulcânica mais ativa de todo o arquipélago. Com informações do Sputnik News. 

Autor / Fonte: Noticias ao Minuto

Leia Também

Comentários