Publicada em 10/05/2023 às 08h48
Porto Velho, RO – O discurso do deputado federal Coronel Chrisóstomo, do PL, no Plenário da Câmara dos Deputados na sessão da última terça-feira (09) virou notícia nacional.
O Metrópoles, de Brasília, noticiou:
“Vídeo: deputado do PL chama Dino de “sobrepeso” e ameaça com “porrada”.
O Rondônia Dinâmica acessou as imagens do discurso do parlamentar – e também as notas taquígraficas –, a fim de reproduzir seu teor na íntregra.
Além de prestar condolências à memória do ex-colega de parlamento, David Miranda, que faleceu aos 37 anos, o militar partiu para a ofensiva contra o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino.
Apesar de não citá-lo nominalmente, o representante do Legislativo o ofendeu e proferiu ameaças no púlpito, inclusive de agressões físicas:
“Vou tratar de dois assuntos muito tranquilos. Vou falar daquele senhor que está com sobrepeso! Está com sobrepeso! Ele declarou que o STF e o Governo vão regular a Internet na marra”, anotou.
E foi além:
“Rapaz, tu não estás em Cuba, não, sobrepeso! Este País é democrático! Ele não é comunista! Se tu gostas de comunista, como já declarou, vaza do Brasil, seu sobrepeso! Seu irresponsável! Esta nação tem dono! E o dono é o povo brasileiro! Esses têm que abraçar o Brasil! Daqui a pouco tu sais daí, sobrepeso! Seu irresponsável! Aqui, na marra, não funciona! Se vier na marra, vai levar porrada! Vai levar porrada, sabe de quem? Do povo brasileiro! Vem para cima, vem!”.
Ele também teceu críticas ao presidente Lula, do PT, e à primeira-dama, Janja da Silva, por conta da viagem a Londres.
“Olha, gente, eu sei que ninguém vai ficar chateado, porque o ex-presidiário — ex-presidiário! — estava lá com a Janja abóbora! A Janja abóbora mudou. Agora não é só abóbora, existe a Janja abóbora, porque, pelo amor de Deus, ali é um... Não vou falar! Estou com vontade, mas não vou falar!”, sacramentou.
Chrisóstomo aproveitou também para se declarar ao ex-presidente Jair Bolsonaro, seu correligionário:
“Eu amo um homem e defendo. É tu mesmo, Bolsonaro!”, concluiu.
CONFIRA O VÍDEO:
LEIA O DISCURSO:
O SR. CORONEL CHRISÓSTOMO (PL - RO. Sem revisão do orador.) - Presidente, fico muito grato por esta oportunidade.
Olá, Rondônia! Olá, Brasil!
David Miranda, que Deus te receba, meu amigo, na eternidade!
Vou tratar de dois assuntos muito tranquilos. Vou falar daquele senhor que está com sobrepeso! Está com sobrepeso!
Ele declarou que o STF e o Governo vão regular a Internet na marra.
Rapaz, tu não estás em Cuba, não, sobrepeso! Este País é democrático! Ele não é comunista! Se tu gostas de comunista, como já declarou, vaza do Brasil, seu sobrepeso! Seu irresponsável! Esta nação tem dono! E o dono é o povo brasileiro! Esses têm que abraçar o Brasil! Daqui a pouco tu sais daí, sobrepeso! Seu irresponsável! Aqui, na marra, não funciona! Se vier na marra, vai levar porrada! Vai levar porrada, sabe de quem? Do povo brasileiro! Vem para cima, vem!
Agora vou falar de outro assunto tranquilo. O outro assunto tranquilo é Londres. Em Londres, meu Deus do céu, até cotovelada na rua rolou! Até cotovelada!
Olha, gente, eu sei que ninguém vai ficar chateado, porque o ex-presidiário — ex-presidiário! — estava lá com a Janja abóbora! A Janja abóbora mudou. Agora não é só abóbora, existe a Janja abóbora, porque, pelo amor de Deus, ali é um... Não vou falar! Estou com vontade, mas não vou falar!
O Brasil não merece isso, gente. E os dois, o casalzinho, pagando 95 mil reais a diária do hotel. Que coisa horrível para o Brasil. Um homem que diz que ama os pobres e gasta uma enormidade numa diária, meu Presidente! Que vergonha! Que vergonha, Deputado Zé Trovão!
É por isso que eu amo um homem que tem aqui no País: Dudu Bolsonaro.
Eu amo um homem e defendo. É tu mesmo, Bolsonaro! Tu fostes para Londres também e gastou zero real nas diárias! Esse, sim, é o homem que defende o Brasil e está ao lado dos brasileiros, e não um homem irresponsável, ex-presidiário, que diz que ama os pobres, mas a distância! Ama os pobres a distância, de longe! E, de perto, gosta de hotel de 95 mil reais a diária. É interessante, deveriam sair se amando, mas saem, um cutucando o outro. Que vergonha, Brasil!
Sr. Presidente, peço que autorize a divulgação do meu pronunciamento no programa A Voz do Brasil.
Vergonha pra rondonia um burro com mucuim no rabo