RD POLÍTICA

Deputado preocupado com abandono da Vila Samuel, lideranças no interior em busca de candidatos, filiação de candidato termina em seis semanas

 Samuel – Na próxima semana terminará o recesso legislativo. A Assembleia Legislativa (Ale) retomará as sessões ordinárias no dia 18, a partir das 15h. Um dos assuntos em pauta deverá ser a situação caótica das cerca de 3,5 mil famílias que moram na comunidade de Vila Samuel, que pertence ao município de Candeias do Jamari. O deputado estadual Ismael Crispin (PSB-São Miguel do Guaporé) esteve visitando o local e ficou estupefato com as condições precárias, que vivem as famílias da localidade, onde não tem ensino médio e nem polícia. Crispin é 1º secretário da Ale e disse que irá convocar a Casa de Leis para, junto com o governo do Estado buscar uma solução para os moradores de Vila Samuel, que estão abandonados.

Eleições – As eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo têm maior proximidade com o eleitor, porque o candidato a vereador vai aos bairros mais distantes em busca do voto falar diretamente com o dono do voto. Se eleger vereador não é tarefa fácil e, seguramente é o cargo eleitoral mais difícil de ser conquistado, devido à enorme concorrência e a proximidade com o eleitor. O vereador é cobrado na sua casa, porque é ele o político mais próximo da comunidade, mas sempre lembrando que há exceções, que não a maioria. 

Lideranças – Nas últimas semanas, mesmo com o recesso legislativo (Congresso Nacional, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais) várias lideranças partidárias estiveram percorrendo o interior organizando os diretórios municipais e efetuando filiação de novas lideranças. O MDB presidido no deputado federal Lúcio Mosquini já se movimenta. Em companhia do senador Confúcio Moura, vice-presidente nacional, Lúcio esteve em Vilhena e Rolim de Moura ajustando o partido para as eleições deste ano. Quem chega à frente bebe água limpa, já diz velho ditado popular.

Filiações – O DEM que tem o senador Marcos Rogério como presidente regional marcou presença em vários municípios, inclusive Ariquemes, onde as eleições prometem ser das mais acirradas. O DEM tem parceria estadual com o PSDB da deputada federal Mariana Carvalho e do ex-senador Expedito Júnior. Os tucanos também são parceiros do PSD, do deputado federal Expedito Neto, filho de Júnior. E também deve entrar na parceria o PRB do ex-deputado federal Lindomar Garçon e o Podemos, do federal, Léo Moraes. As eleições deste ano prometem...

Prazo – A filiação partidária a quem pretenda disputar cargos eletivos nas eleições de outubro será encerrada no próximo mês de abril, no dia 4. Como estamos a menos de duas semanas para terminar fevereiro o prazo de filiação é curto. Temos pouco mais de seis semanas para que ele seja encerrado. Como já citamos acima, vários dirigentes partidários estão “percorrendo o trecho”, mas como o prazo é reduzido esperava-se uma mobilização maior das lideranças, porque tempo em política, vale ouro... ou votos.

Respigo

Estamos praticamente iniciando o ano e o governo do Estado publicou em matéria recente, distribuída pela sua assessoria, que está apertando o cinto em termos de economia. Diárias foram limitadas, gastos com combustíveis estão sendo monitorados e a meta é economizar o máximo para não chegar ao final do ano com dificuldades de caixa +++ Pelo andar da carruagem o prefeito de Candeias do Jamari, Lucivaldo Fabrício (DC), eleito em julho de 2019 para um mandato tampão não está com a intenção de concorrer à reeleição este ano. A saúde pública no município está precária, o mesmo ocorrendo com as ruas e avenidas, que tomadas pelos buracos, assim como boa parte das estradas vicinais, quase intransitáveis +++ Os adversários, derrotados, de Lucivaldo em 2019 estão ativos e dispostos a concorrer novamente. Lucivaldo venceu Valteir Queiroz (PMN) pela diferença de 451 votos +++ Valteir vem mantendo constantes reuniões com lideranças do município e demonstra, que virá com força total em outubro próximo na disputa pela prefeitura. O mesmo acontece com outro adversário derrotado, o ex-deputado estadual Ribamar Araújo (PR), que sonha em governar Candeias Jamari.