RD POLÍTICA

Deputados reativam CPI da Energisa, parlamentar defende voto avulso para eleições deste ano, equilíbrio nas eleições em Ji-Paraná

 CPI – Com o fim do recesso parlamentar, passagem do Carnaval a área política vai tomando forma. Na próxima terça-feira (3) a Assembleia Legislativa (Ale) retoma as atividades e a CPI da Energisa, criada para apurar denúncias de irregularidades que a empresa de energia elétrica estariam cometendo contra os usuários, que são os denunciantes terá a sua primeira reunião este ano com uma ampla programação até a quinta-feira (5).

Visitas – Membros da CPI liderados pelo presidente Alex Redano (PRB-Ariquemes) e o relator, Jair Montes (PTC-PVH) estarão visitando nos próximos dias 3, 4 e 5 o Tribunal de Justiça (TJ), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o governo do Estado (Casa Civil). No contato com o governo do Estado, os membros da CPI estão reivindicando a presença do titular do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), o suplente de deputado estadual Aziz Rahal, do PSL. É que são muitas as reclamações e denúncias de otimização do relógio-contador de energia elétrica.

Avulso – Estamos insistindo nas últimas colunas sobre a possibilidade de candidatura avulsa, sem a necessidade de filiação ao partido político, porque ela poderá ser liberada para as eleições deste ano. E tem respaldo político. A deputada federal Janaína Pascoal (PSJ-SP) disse que “existe hoje um cartel no sistema político partidário que impede o exercício amplo do poder de voto, pois as agremiações se unem e criam regras para se perpetuarem no poder, asfixiando indivíduos ou grupos que tentem estabelecer ideias independentes”. Janaína entende que o princípio constitucional da separação de poderes não impede que o STF decida quanto à constitucionalidade ou não da possibilidade de candidaturas avulsas.

Abuso – Hoje por volta das 9h o comando da 15ª Brigada, localizada em área central de Porto Velho fechou o trânsito na rua Duque de Caxias, uma das mais movimentadas da cidade, para realizar solenidade. Engarrafamentos, pequenos acidentes e muita paciência foram a tônica no local. Se a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) conseguiu amenizar o difícil tráfego no centro da capital, a 15ª Brigada veio para complicar. Por que não solicitar agentes de trânsito para organizar o local, orientar motoristas, motociclistas? Ou mesmo colocar soldados para coordenar o fluxo de veículos? É o fim da rosca...

Ji-Paraná – A pré-candidatura do ex-secretário na administração do ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB), de Ji-Paraná, Ari Saraiva equilibra a sucessão de Marcito Pinto (PDT), nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo. Marcito é pré-candidato à reeleição. O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Laerte Gomes (PSDB) é outro nome de ponta, assim como Isaú Fonseca, do MDB. A busca dos votos para comandar o município a partir de 2021 promete ser difícil. E não se pode descartar pré-candidatos como o médico João Durval, do PP e o deputado estadual Jhony Paixão, do PRB.

Respigo

Na próxima semana a Escola do Legislativo, braço educacional da Ale na capacitação de servidores e da comunidade em geral deverá abrir inscrições as dezenas de cursos da grade do mês de março próximo. Como sempre ocorre nessas ocasiões, a sede da escola, que funciona nas antigas instalações da Ale, na rua Major Amarante, 3390, na capital estará com enorme movimentação +++ A prioridade das vagas é dos servidores da Ale e dos demais órgãos públicos federal, estadual e municipal. Mesmo assim, segundo o diretor geral da escola, Fábio Ribeiro “não deixamos de atender a comunidade, por determinação do presidente da Ale, Laerte Gomes (PSDB-Ji/Paraná), que incentiva a capacitação das pessoas que lutam por melhores empregos”, argumenta +++ Os cursos da escola são gratuitos e o aluno, no ato da matrícula é convidado a doar uma lata de leite em pó de 400g. O total arrecadado é entregue às inúmeras instituições beneficentes, que atendem crianças acima de um ano e idosos +++ Oportuna e interessante a enquete do Rondônia Dinâmica oferecendo ao leitor a possibilidade de votar no vereador de Porto Velho, que mais trabalha em favor do município e, consequentemente da comunidade. Como estamos em ano eleitoral, onde em outubro o povo vai às urnas escolher os vereadores é uma ótima oportunidade para se saber quem está de bem com a população.