DICAS

Fixadores industriais: quais são as vantagens desse sistema de fixação?

A fixação industrial é muito importante para a estrutura. Saiba quais são os principais fixadores industriais e a vantagem de cada um. Também anote dicas de onde comprar!

Parafuso

O parafuso é um dos mais conhecidos pelas pessoas, mas é apenas um dos vários fixadores. A fixação por essa peça não é permanente, uma vez que pode ser desapertado ou apertado quando o indivíduo quiser.

Ele é dividido em cabeça, corpo e rosca. Existem vários modelos e materiais, sendo adequados para situações diferentes, como:

Há muitos outros tipos de parafuso, cada um é indicado para uma situação diferente.

Porcas e arruelas também são fixadores industriais, mas normalmente acompanham o parafuso. São utilizados em máquinas, equipamentos e fixação de ferramentas.

Vantagens e desvantagens

As principais vantagens na utilização dessa peça na fixação industrial é o baixo custo e a facilidade na montagem e desmontagem. No entanto, pode ocorrer o “desaperto” com o tempo, desgaste da rosca de movimento, corrosão.

Rebites

Outra forma de fixar peças é a utilização de rebite. São semi permanentes, ou seja, pode ser retirado. Diferentes peças podem ser unidas com ele, uma vez que existem vários modelos de rebite e material de fabricação.

A utilização dos rebites podem ser feitos com a ajuda de uma rebitadeira, podendo ser  rebitadeiras manuais ou automáticas.

Vantagens e desvantagens

Rebite de inox, aço, metal ou de qualquer outro material possuem muitas vantagens, como:

No entanto, essas peças causam maior peso na união e não é recomendável para carregamentos dinâmicos.

Cuidado na hora de comprar

Depois de escolher o melhor fixador para o seu caso, é hora de escolher onde comprar. Assim como qualquer produto, é necessário comparar o preço de rebite entre as empresas, mas não esquecer de levar em conta a qualidade!