VILHENA

Juiz vai perdoar multas eleitorais e cidade terá mais de 70 mil pessoas aptas a votar este ano

Com quase 11 mil títulos cancelados em Vilhena (o número exato é 10.964), o juiz eleitoral da cidade, Vinícius Bovo de Albuquerque Cabral, resolveu publicar uma portaria a fim de regularizar esta situação: o magistrado vai perdoar as multas dos eleitores locais que comparecerem ao Fórum Eleitoral até o dia 20 de abril .

A medida visa garantir maior participação popular no pleito municipal deste ano, em Vilhena. Caso todos os eleitores regularizem sua situação, a cidade terá mais de 70 mil pessoas aptas as escolher prefeito e vereadores no mês de outubro.

Embora o valor anistiado seja relativamente baixo (R$ 3,50 para cada turno de votação), o perdão evita um grande transtorno, já que o eleitor deve retirar a taxa no cartório, pagar no Banco do Brasil e retornar ao Fórum para apresentar o comprovante.

Em sua portaria, no entanto, além de explicar que a medida só vale para eleitores de Vilhena, o juiz faz outra ressalva: “A dispensa de pagamento de multa eleitoral não abrange aquelas aplicadas em decorrência de processos judiciais ou administrativos”.