RD POLÍTICA

Reforma administrativa na Ale, Propagare investiga publicidade abusiva no Estado, sem Neonatal bebes do interior vão a óbito

 Ale – A reforma administrativa que está sendo realizada na Assembleia Legislativa (Ale), provocará a paridade, ou seja: 50% de servidores efetivos e 50% de comissionados. Isso significa que muita gente perderá o emprego, pois hoje o diferencial de comissionados para efetivos é grande. Desde o início do ano que vários cortes de pessoal estão sendo feitos na Ale. Lógico que a reforma está sendo feita de forma criteriosa e exigirá um tempo, para que não sejam feitas injustiças, pois também temos servidores comissionados exemplares, assim como efetivos.

Propagare – Está sendo desenvolvida pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO), desde a manhã de hoje (19), via Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRO), com apoio da Polícia Civil de Rondônia, Tribunal de Contas de Rondônia, e GAECO’s do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a Operação Propagare. A ação é desdobramento das Operações Termópilas (2011) e Plateias (2014) e tem como objetivos apurar ilícitos de corrupção, crimes licitatórios e organização criminosas envolvendo contratações de serviço de publicidade pelo Estado de Rondônia. É uma operação monstra, pois envolvem 35 delegados de Polícia, 140 policiais, 4 peritos da Politec e 4 analistas do Departamento Integrado do Tribunal de Contas do Estado.

Propagare II – Além de Rondônia o trabalho está sendo realizado no Distrito Federal e nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em Rondônia nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal. Estão sendo cumpridos 42 mandados de busca e apreensão, mas pelo material encaminhado pela assessoria de comunicação do MP-RO, não foi expedido nenhum mandado de prisão. Pelos levantamentos foram desviados dos cofres públicos mais de R$ 120 milhões nos últimos anos. Com as buscas e apreensões da operação de hoje certamente teremos desdobramentos futuros dos mais amplos, inclusive com prisões de envolvidos.

Mortalidade – Há dias o deputado estadual Ismael Crispin (São Miguel do Guaporé) denunciou o descaso com a população de Vila Samuel, no município de Candeias do Jamari. Cerca de 3 mil famílias não têm policiamento e ensino médio na educação. Na abertura dos trabalhos ontem (18) abordou outro assunto da maior importância. Segundo o deputado, crianças do interior, que dependem de atendimento de UTI Neonatal em Porto Velho, somente 30% retornam com vida. A denúncia é gravíssima e precisa ser investigada com o máximo de responsabilidade.

Iperon – O pronunciamento do presidente da Ale, Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) alertou para a situação crítica do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia-Iperon. Na verdade, é uma situação falimentar, pois há um déficit, segundo Laerte, de R$ 600 milhões e é necessário aporte, para que ele não feche as portas e comprometendo a situação salarial dos inativos-aposentados. A reforma administrativa, é necessária, argumenta Laerte. A Casa do Povo está sendo reestruturada “Estamos cortando na carne”, afirmou o presidente que garantiu, ainda, mais austeridade, que foi um dos destaques no seu primeiro ano na presidência da Ale.

Respigo

Na abertura do ano legislativo da Assembleia Legislativa (Ale), ontem (18), como é de praxe o governador, no caso Marcos Rocha (PSL) é convidado para a sessão inicial. Marcos Rocha marcou presença e aproveitou a tribuna para fazer um balanço geral do seu governo +++ Rocha fez um longo discurso voltado para sua administração no primeiro ano de governo. Os deputados foram coadjuvantes na solenidade com a prestação de contas do governador detalhando, o que foi feito e o que pretende fazer +++ Na manhã de hoje (19) choveu com intensidade em Porto Velho durante aproximadamente 3 horas. Como sempre ocorre na capital, várias áreas foram alagadas e veículos sofreram pane +++ Porto Velho tem um sistema de galerias insuficiente para atender a demanda da cidade, que cresceu muito verticalmente, após a construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, a partir de 2009, quando cerca de 200 mil pessoas aportaram no município, que não se preparou para a demanda. Das 9h às 12h ocorreram vários pontos de alagamento no centro e, nos bairros mais distantes, o problema se agravou, porque a infraestrutura também é falha, insuficiente +++ Há informações que até sexta-feira (21) teremos mais uma ação dos órgãos fiscalizadores em Rondônia. Quem tem culpa no cartório que prepare o lombo...