O objetivo da publicação é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da identificação prévia do câncer infantojuvenil para o aumento do número de diagnósticos precoces da doença.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes até 19 anos. Mas as chances de cura ficam em torno de 80% quando os pacientes são diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.
O projeto foi contemplado no edital da Ação Infância e Vida, oferecido pela Coniacc com fomento financeiro do Banco do Brasil e tem como objetivo alcançar reconhecimento, disseminação de informações sobre os sinais e sintomas da doença nos estabelecimentos de ensino, já que a escola é um dos agentes essenciais na vida das crianças e dos adolescentes.
Inicialmente, o ICI promoverá capacitações para professores das escolas públicas de Porto Alegre (RS). A iniciativa deverá ser ofertada para as demais redes de ensino futuramente.
Segundo o presidente do Comitê Técnico da Educação do IRB, conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), a intenção da parceria é que se possa alcançar uma ampla mobilização nacional quanto ao tema em foco.