Os desafios de inclusão social na área desportiva serão abordados na primeira palestra do projeto de ensino de mediação virtual ‘ConecteQui”, intitulada “Um despertar de potencialidades”. O programa prevê a realização de um Ciclo de Palestras com a finalidade de proporcionar aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO),
Campus Porto Velho Calama, um espaço virtual para práticas de reflexões e discussões que possibilitem a construção de um sujeito com conhecimento, formador de opiniões e capaz de transformar a realidade do meio onde está inserido.
A palestra é aberta aos alunos e servidores do IFRO e ocorrerá no dia 23/09/2021, às 19h (horário de Rondônia), via Google Meet. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://doity.com.br/palestra-um-despertar-de-potencialidades. O link da palestra será enviado para o e-mail cadastrado na inscrição e haverá certificação.
De acordo com a professora Carolina Gomes, coordenadora do projeto, “essa primeira palestra abordará os desafios da inclusão social na área esportiva e foram convidados João Paulo Brum Rodrigues, Bacharel em Educação Física e Especialista em Treinamento Desportivo e técnico de natação de Luiza Rodrigues Rios, Bacharel em Direito e paratleta de natação, campeã brasileira na Categoria S2”. Juntos, eles vão relatar suas experiências e como superaram seus limites para atingir desempenho de alto nível na natação, afirma a professora. “Vamos entender como a Luiza conseguiu se motivar a seguir em frente com seus estudos, junto aos treinos, viagens e os desafios diários”, relata.
A coordenadora do projeto afirma ainda que o ConecteQui tem como objetivo a elaboração de conteúdo e a promoção da interação entre os alunos do IFRO, Campus Porto Velho Calama, dos cursos integrados que tenham disciplinas de química nos seus respectivos programas pedagógicos. Suas ações buscam contribuir com o processo de ensino e aprendizagem utilizando a plataforma de mídia social Instagram com o perfil @conectequi, dando suporte aos alunos sobre o conhecimento de química.
Esse evento, segundo Carolina, conta com o apoio especial do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFRO, em parceria com Jéssica de França, vice-coordenadora; professora Leidiane Ferreira e a coordenadora Lívia Catarina Telles. O evento também será mediado por alunos do curso técnico em Química. A equipe é formada por um aluno bolsista, Matheus Henrique de Oliveira e três alunas voluntárias: Naelly Naellén Araújo, Geovanna Vitória Rocha e Maria Alice Orfanides, sob a coordenação da professora Carolina Gomes.