O objetivo é trazer à discussão questões relevantes em diversas áreas de conhecimento relacionadas ao tema. Na primeira etapa do evento, houve a palestra Desafios socioeconômicos e ambientais de Rondônia, ministrada pela professora doutora Josélia Fontenele Batista (IFRO e Unir). Atuou como mediadora a mestranda Amanda Michalski (Unir).
Compuseram a mesa também o conselheiro Benedito Alves; o coordenador técnico da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi-RO), Avenilson Trindade; e a servidora Cirléia Soares, da Secretaria de Planejamento do TCE-RO.
O evento foi aberto na sexta-feira com debates e apresentações sobre o desenvolvimento no âmbito social, econômico e ambiental
Abrindo o evento, o conselheiro Benedito falou da importância do debater sobre o desenvolvimento sustentável e inclusivo: “Essas falas, essas rodadas de conversação e esses diálogos são muito importantes para uma construção participativa que se quer sobre o desenvolvimento”.
Diferenciando crescimento de desenvolvimento, lembrou que “não é crescer por crescer, mas agregar valor aquilo que a pessoa tem. Devemos pensar no outro e o que o outro pensa disso que estamos pensando? Então, não é impondo, afrontando, não é aculturando, mas sim respeitando a cultura do outro, nessa concepção sustentável de ser, e não da mera economia pela economia e do mero consumismo pelo consumismo. Que possamos melhorar a vida dessas pessoas e que isso possa refletir como um todo na nossa sociedade”.
PROGRAMAÇÃO
1ª Rodada: Desafios para o Desenvolvimento Regional de Rondônia
2º Evento: dia 14/12/2021 (terça-feira)
Horário: 9 às 11 horas
Evento online
Palestra: Ações do Profaz/TCE na temática Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade.
O conselheiro Benedito Antônio Alves fará abordagem sobre as ações do Profaz que tenham como foco a proteção dos ativos ambientais e orientações aos gestores voltadas à promoção do desenvolvimento econômico do Estado e dos Municípios de Rondônia com base na sustentabilidade.
O Secretário de Planejamento do Estado do Amapá, Eduardo Correa, trará o estudo de caso do Programa Tesouro Verde, como forma de exploração econômica com base na preservação dos ativos ambientais. Mediador: Wagner Garcia (Profaz).