A Justiça do Trabalho brasileira tem investido fortemente em novas tecnologias e o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região não é diferente e se reinventa para aprimorar ainda mais o acesso aos jurisdicionados. A prova disso é que nesta quinta-feira, dia 23 de dezembro, véspera de Natal, confirma 100% dos gabinetes dos desembargadores no modelo digital, de acordo com as Portarias n. 1294/2021 e 1295/2021, respectivamente, com a adesão dos desembargadores Vania Maria da Rocha Abensur e Ilson Alves Pequeno Junior.
Não é de hoje que o TRT14 investe nas plataformas e sistemas digitais. No ano de 2012, na gestão da desembargadora Vania Abensur, deu-se o início da implantação do processo judicial eletrônico - PJe, a partir da Vara do Trabalho de Ouro Preto do Oeste (RO) e no segundo grau, em 19 de novembro, e, na gestão seguinte, do desembargador Ilson Pequeno Junior, em 30/02/2014, foi concluído os 100% na Vara de Guajará-Mirim (RO), contemplando as 32 Varas do Trabalho de Rondônia e Acre.
Em 2020 o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região foi agraciado em Brasília/DF, com o Selo 100% PJe, em face da migração de todos os processos físicos em tramitação nas unidades judiciárias para o sistema do Processo Judicial Eletrônico. (matéria).
Todos os gabinetes e varas do Tribunal agora são digitais, de acordo com as diretrizes estabelecidas na Resolução Administrativa nº 54/2021, do TRT14, datada de 28 de abril do corrente, ainda em cumprimento à Resolução CNJ n. 345/2020.
A Justiça do Trabalho da 14ª Região conta com uma página no portal (TRT14 Digital) para orientação ao público em geral sobre o funcionamento do balcão virtual, das audiências telepresenciais e de como ajuizar uma ação judicial sem necessidade de um advogado (jus postulandi), e ainda explica o que seria o Juízo 100% Digital, o NAAV, as sessões virtuais, mostra a evolução das varas e gabinetes digitais, bem como as inovações trazidas pelo TRT Digital às unidades administrativas.