Acadêmicos indígenas e quilombolas que estudam em cursos superiores presenciais no Instituto Federal de Rondônia, ou em outra instituição federal, têm até o dia 30 de junho para se inscreverem no Programa Bolsa Permanência (PBP) 2023.
Segundo a técnica em assuntos educacionais, Shyrley de Almeida Alves, que coordena o Departamento de Educação Inclusiva e Diversidade (DEID) do IFRO, o Programa Bolsa Permanência (PBP) tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes indígenas e quilombolas, regularmente matriculados em cursos de graduação, mediante o pagamento de um auxílio estudantil (bolsa de permanência).
Para realizar as inscrições, os estudantes deverão acessar o Sistema de Gestão da Bolsa Permanência no link http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso e realizar seu cadastro como primeiro acesso, preencher todas as informações solicitadas e anexar os documentos obrigatórios, necessários para a comprovação da condição de indígena ou quilombola. Os modelos de declarações a serem apresentados pelos estudantes indígenas ou quilombolas poderão ser impressos pelos estudantes diretamente no SISBP.