Na noite da quinta-feira (29), no Ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, teve início a fase macrorregional metropolitana dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc. O evento é organizado pela Coordenação de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar, em conjunto com a Coordenadoria Regional de Educação – CRE.
Em Porto Velho, disputam entre si, as delegações do município de Candeias do Jamari e dos distritos de Abunã e Baixo Madeira, nas modalidades de atletismo, atletismo paralímpico, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, basquetebol, bocha convencional, ciclismo, futebol, futsal, futebol de campo, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei de quadra e xadrez; nas categorias infantil, de 12 a 14 anos e juvenil, de 15 a 17 anos, com um total de 2.500 atletas e 100 técnicos envolvidos.
Atleta responsável por acender a pira olímpica, Heloísa Souza, da Escola Jesus Burlamaqui
Durante a abertura, a atleta responsável por acender a tocha olímpica, Heloísa Souza, da escola Jesus Burlamaqui, afirmou estar lisonjeada em participar deste momento tão importante. Heloísa já foi campeã rondoniense por seis vezes, campeã brasileira no Mato Grosso do Sul e campeã dos Jogos Escolares Brasileiros – Jebs em 2022, no Rio de Janeiro. “Me preparei bastante para chegar até aqui. A expectativa é avançar e conquistar mais títulos. Agradeço ao Governo do Estado, por nos proporcionar oportunidades como esta”, ressaltou.
VALORES
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, é importante participar dos jogos, respeitando e cumprindo as normas que os regem, dentro do verdadeiro espírito dos valores esportivos, para a glória do esporte educacional do Estado e honra das equipes. “Os jogos promovem um intercâmbio social, além de fomentar o surgimento de novos talentos esportivos, sempre norteados pelos princípios do respeito e da compreensão mútua”, finalizou.
PAZ
Durante a solenidade, houve um momento alusivo à paz nas escolas, em que parte das delegações acenaram com balões brancos. Para a titular da pasta, Ana Pacini, a cultura de paz nas escolas deve ser reforçada constantemente. “É necessário resolver conflitos com diálogo e negociação, tendo em vista que a escola é um lugar para aprender, crescer e se desenvolver. Unidos, podemos criar e manter um ambiente positivo, onde todos possam se sentir seguros e à vontade para aprender”, finalizou.
FASE ESTADUAL
Os atletas e técnicos campeões desta fase, representarão suas regionais nas fases estaduais dos Jogos Escolares de Rondônia que acontecerão nos dias:
13 a 16 de julho – fase estadual, modalidades individuais, em Porto Velho;
31 de julho a 9 de agosto – fase estadual juvenil, em Cacoal;
26 de setembro a 5 de outubro – fase estadual infantil, em Ji-paraná; e
11 a 15 de outubro – fase estadual paralímpica, em Cacoal.
Fotos: Elena Lopes