☰
✕
  • Editorias
    • Política
    • Artigos & Colunas
    • Geral
    • Polícia
    • Interior
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Entretenimento
  • Últimas Notícias
  • Twitter
  • Facebook
  • instagram
  • pinterest
  • Capa
  • Fale Conosco
  • Privacidade
RD POLÍTICA

Câmara de Porto Velho tem comissão para cuidar dos Distritos, CPI dos deputados sobre Unidades de Conservação, Senado analisa mudanças na Lei Eleitoral

Publicada em 15/04/2025 às 14:00

 Comissão – Porto Velho tem mais de dez distritos, a maior parte deles, com potencial econômico, financeiro e social superior a vários municípios não somente de Rondônia, mas de a maioria dos Estados brasileiros. Abunã, Calama, Demarcação, Extrema, Fortaleza do Abunã, Jaci-Paraná, Mutum Paraná, Nazaré, Nova Califórnia, São Carlos são Distritos que poderiam ser municípios sem nenhuma dificuldade, mas a legislação brasileira não permite. Porto Velho, por exemplo, tem mais de 34 mil quilômetros quadrados de área territorial, maior que vários Estados e muitos países. São mais de 7,5 mil quilômetros de estradas vicinais, uma viagem de ida e volta a Londrina, no Norte do Paraná. É um município muito difícil para ser administrado, por isso, a decisão da câmara de vereadores em criar uma Comissão Permanente de Integração Distrital é oportuna e necessária.

Distrital – A meta é não somente acompanhar as ações nos Distritos, mas que seja um canal permanente de interlocução entre vereadores e comunidade. Também é fundamental, que os vereadores que compõem a comissão não se intitulem como donatários, pois têm que atuar no atendimento às prioridades do povo distrital em parceria com os demais colegas em busca de soluções. A comissão é integrada pelos vereadores Mário Pacele-Republicanos, Adriano Gomes-PRTB, Adalto (da Bandeirantes) Donato de Oliveira-Republicanos, Wanoel Martins-PSD e Elis Regina-União. São eles o elo entre as comunidades dos distritos, que farão a interlocução com o Poder Executivo em busca de melhorias e soluções para o povo, que reside em localidades distantes, de até 400 quilômetros da sede, como os moradores da Ponta do Abunã, na divisa com o Estado do Acre.

Relatório – Após várias audiências e um intenso trabalho em busca de informações, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa (Ale) convida a população para apresentação do relatório final sobre possíveis irregularidades no processo de criação de 11 unidades de Conservação no Estado de Rondônia, ato do ex-governador Confúcio Moura (MDB), hoje senador, no apagar das luzes do seu segundo mandato. O ato oficial ocorrerá a partir das 14h de quarta-feira (16), no plenário “Lúcia Tereza”. Os deputados Alex Redano (Republicanos-Ariquemes), presidente da Ale-RO e da CPI, e Pedro Fernandes (PRD-Cujubim), presidente e relator da CPI, respectivamente, estarão concedendo entrevistas à Imprensa, para falar sobre os trabalhos que foram realizados durante meses.

Código – Continua acelerada a discussão sobre o Novo Código Eleitoral que está sendo analisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A primeira de três audiências foi realizada no último dia 8 com a participação de senadores e especialistas na área para discutir as atualizações, que incluem mudanças nas sobras, inelegibilidade e crimes eleitorais, reservas de vagas para mulheres, regras para uso de tecnologia nas campanhas, dentre outros pontos não menos importantes. A proposta de atualizações é desde 2021, quando a deputada federal Soraya Santos (PL-RJ), a protocolou. Agora foi encaminhada para discussão no Senado com a relatoria ficando a cargo do senador Marcelo Castro (MDB-PI), que disponibilizou versão alternativa com 89 artigos na CCJ.

Eleitoral – O projeto é considerado por deputados, senadores e técnicos como “complexo” e, na CCJ já foram apresentadas 193 emendas em condições de serem inclusas no relatório. A expectativa é que o número aumente, após as três audiências (uma já foi realizada no último dia 8) para este mês de abril. As próximas reuniões estão previstas para hoje (15) e a última terça-feira (29) deste mês de abril. A leitura está prevista para o dia 7 de maio e a votação para o dia 14, do mesmo mês. Uma mudança importante, caso a aprovação permaneça como está é que as vagas para as mulheres serão de 20%. Segundo o relator, ”é botando na lei, que os votos dados a candidaturas femininas serão contados em dobro para efeito do fundo eleitoral, para efeito do fundo partidário, colocando no código eleitoral que as mulheres eleitas [terão] os mandatos contados em dobro para efeito do fundo eleitoral, para efeito do fundo partidário, e estamos criando, pela primeira vez na história, reserva de cadeiras (...) Não existe teto, existe piso”.

Respigo
O Novo Código Eleitoral, que está sendo analisado no Senado, assunto abordado em tópicos na coluna de hoje, para que seja válido para as eleições gerais (presidente da República, governadores e os vices; duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas), de 2026, tem que ser aprovado e sancionado antes de outubro próximo. As eleições em primeiro turno do próximo ano serão no dia 4/10, ou seja, o prazo máximo para as mudanças é 3 de outubro próximo +++ Até o final de 2024 a câmara de vereadores de Porto Velho era composta de 21 membros. A partir das eleições de 2024 o número aumentou para 23 +++ Conseguiram se reeleger oito vereadores. Como estão no cargo a mais de um mandato são nomes em condições de concorrer a deputado estadual (ou federal) nas eleições gerais do próximo ano +++ Alguns já se manifestaram publicamente, a intenção de entrar na disputa eleitoral em 2026. Um deles Everaldo Fogaça (PSD), que está ano terceiro mandato consecutivo, que é nome certo para concorrer a deputado estadual e já vem trabalhando para isso.

Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Leia Também

Câmara tem comissão para cuidar dos Distritos, CPI das Unidades de Conservação, Senado analisa mudanças na Lei Eleitoral

Deputada Ieda Chaves anuncia R$ 3 milhões para Espigão do Oeste durante visita à prefeitura

Construção de ponte Brasil–Bolívia poderá aumentar criminalidade, Deputado Delegado Camargo cobra plano de segurança

Eyder Brasil propõe isenção de taxas para eventos religiosos fora dos templos em Rondônia

Cirone Deiró anuncia implantação do Centro de Excelência do Café no Ifro de Cacoal com investimento de R$ 1,5 milhão

  • Twitter
  • Facebook
  • instagram
  • pinterest
  • Capa
  • Fala Conosco
  • Privacidade
© Rondônia Dinâmica, 2020