☰
✕
  • Editorias
    • Política
    • Artigos & Colunas
    • Geral
    • Polícia
    • Interior
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Entretenimento
  • Últimas Notícias
  • Twitter
  • Facebook
  • instagram
  • pinterest
  • Capa
  • Fale Conosco
  • Privacidade
RD POLÍTICA

Rocha e o vice Sérgio juntos para as Eleições 2026, Ibama comanda reunião do Linhão de Porto Velho a Humaitá, Lei Seca notifica 58 infratores em Porto Velho

Publicada em 06/05/2025 às 14:10

 União – O assunto em breve estará sendo divulgado com maior ênfase, mas é certo que o governador Marcos Rocha estará assumindo o comando do União Brasil em Rondônia. O partido tem na presidência o ex-chefe de da Casa Civil do Governo do Estado, Júnior Gonçalves, hoje inimigo político do governador, que o demitiu do cargo, que ocupou durante anos. Rocha já teria, inclusive, se acertado com o vice, Sérgio Gonçalves (União), que é irmão de Júnior, para dar o suporte necessário para sua caminhada rumo a uma das duas vagas ao Senado, hoje ocupadas por Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério, presidente regional do PL. Rocha teria “costurado” com Sérgio o apoio para a sua candidatura ao governo, no caso a reeleição, porque ele irá assumir com a renúncia de Rocha seis meses antes das eleições. Quem viver verá...  

Linhão – No início da década de 90 Rondônia estava dando os primeiros passos como Estado e enfrentava enorme dificuldade com a energia elétrica, que dependia de termoelétricas. Na maioria das cidades, inclusive na capital, Porto Velho, a energia era limilitada e, após às 22 horas a opção eram os geradores em casa, hospitais, estabelecimentos públicos, comércio, etc. Era difícil passar em frente a um comércio que não tivesse na calçada um gerador. A situação só foi amenizada com o Linhão, inaugurado, ainda, pelo ex-governador Oswaldo Piana em 1994, antes de deixar o comando do Estado, na sua primeira etapa de Porto Velho a Cacoal. A partir daí, Rondônia encontrou de vez o desenvolvimento econômico, social e político.

Linhão II – Hoje, mesmo no Século 21 o município de Humaitá, no Amazonas, que faz divisa com Rondônia, luta para ter o seu Linhão e deixar de depender dos geradores e termoelétricas, que além de custos elevados tem problemas com a poluição ambiental. Esta semana foi realizada audiência pública da Amazonas Energia, a pedido do Ibama, para apresentação de estudos ambientais do projeto de interligação elétrica de Humaitá ao SIN-Sistema Interligado Nacional. O projeto prevê interligar as Usinas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho, a Humaitá, hoje abastecido de energia elétrica por termoelétrica, de custo elevado e enorme poluição ambiental. Também consta do projeto a implantação de dois transformadores de 20 MVA cada, suficientes para atender a demanda atual. Na pauta das discussões o traçado da linha de transmissão, as premissas e estruturas previstas para a nova subestação de Humaitá, os impactos ambientais, as ações de unificação e compensação, e os ganhos para a qualidade do fornecimento de energia para o meio ambiente. A próxima reunião será em Humaitá no dia 8, às 18 horas na quadra poliesportiva da Escola Patronato Maria Auxiliadora.

Lei Seca – A Operação Lei Seca, foi realizada pelo Detran-RO nos dias 2 e 3 deste mês em Porto Velho. Na ocasião foram abordados 806 condutores de veículos automotores. 58 foram autuados em flagrante por estarem embriagados e 24 conduzidos à Central de Polícia, porque apresentaram elevado teor alcoólico configurando o crime de embriaguez. Impressiona e assusta o elevado índice de pessoas embriagadas dirigindo na capital. Ações como a realizada na última semana do Detran com apoio do Batalhão de Trânsito (BPTran) e Polícia Civil (PC) do Estado, devem ser mais constantes e punir com o máximo de rigor condutores de veículos automotores que insistem em dirigir embriagados, mesmo sabendo do risco, da irresponsabilidade. Segundo o diretor-geral do Detran, Sandro Rocha, ¨dirigir sob influência de álcool é uma atitude de extremo risco com potencial para causar tragédias irreparáveis”.

38 anos – Amigo e médico dos mais influentes, política e socialmente em Rondônia, o Dr. Amado Rahal, está completando hoje (6) 38 anos de bons serviços prestados como servidor na área, do Tribunal de Justiça de Rondônia. O Dr. Amado, como é conhecido e amado pela maioria da população, já passou pela política, na direção do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II e diretor do Hospital de Base. É uma pessoa diferenciada e amiga, dos amigos, por isso tem um enorme círculo de amizade não somente em Porto Velho como no interior. Os parabéns pelos 38 anos, quase quatro décadas não é somente para o Dr. Amado, mas para o TJ-RO por ter em seu quadro de servidores tão ilustre pessoa.

Respigo
A Energia, conforme abordado na coluna, está realizando reuniões para tratar de problemas ambientais para instalação do Linhão de Porto Velho a Humaitá (AM). Por enquanto os pseudos “ecologistas” das Selvas de Pedras se manifestarem contra a derrubada de um corredor de árvores na floresta +++ Os membros de a maioria das centenas de ONGs, que vivem em condições nababescas e salários fora da realidade do Brasil certamente vão tentar impedir a implantação do Linhão de Humaitá. Como já fazem cm a BR 319, inclusive, com apoio da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a “madrinha” das ONGs, para fechar a única ligação rodoviária de Manaus com os demais Estados do País +++ O Rio Madeira em Porto Velho vem baixando o nível de forma muito rápida, segundo os especialistas em assuntos fluviais. Até ontem estava mais de dois metros a menos que no final de semana +++ Isso preocupa, pois se o período de Inverno Amazônico (chuvas durante meses) foi forte, a tendência é que o Verão (seca durante meses) também será de escassez de chuvas mais severa durante o período.

Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Leia Também

Rocha e o vice Sérgio juntos para as Eleições, Ibama comanda reunião do Linhão, Lei Seca notifica 58 infratores em Porto Velho

Ieda Chaves assina requerimento que exige planos estaduais contra violência à mulher

Lei do deputado Cirone Deiró garante cuidado para mães atípicas de Rondônia

Deputado Eyder Brasil agradece realização do Rondônia Cidadã em Candeias do Jamari

Laerte Gomes aponta necessidade de recapeamento da RO-010 entre Nova Brasilândia e Rolim de Moura

  • Twitter
  • Facebook
  • instagram
  • pinterest
  • Capa
  • Fala Conosco
  • Privacidade
© Rondônia Dinâmica, 2020