☰
✕
  • Editorias
    • Política
    • Artigos & Colunas
    • Geral
    • Polícia
    • Interior
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Entretenimento
  • Últimas Notícias
  • Twitter
  • Facebook
  • instagram
  • pinterest
  • Capa
  • Fale Conosco
  • Privacidade
COLUNA FALANDO SÉRIO

Sérgio Gonçalves e a missão de receber Lula; presidente deve lançar Confúcio; e Rogério e Bagattoli com cara de “paisagem”

Publicada em 08/08/2025 às 08:33

O líder, para mostrar a sua verdadeira liderança, não precisa de palco para liderar

CARO LEITOR, existem líderes que inspiram independentemente do espectro ideológico e costumo dizer que não existe um bom sem defeito ou tomadas de decisões erradas ou acertadas. Em face disso, vale a pena o estudo de caso no Marketing Político e Eleitoral da ex-primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, filha de um pastor e professora que nasceu e cresceu na Alemanha Oriental. Ela passou por uma metamorfose política. Neste caso, começou sua militância política na Juventude Comunista e terminou na Democracia Cristã. Como líder da maior potência da Europa Ocidental por 16 anos, liderou o país sem ser carismática, gritar ou colocar o ego na frente das pessoas. Merkel não tinha cara de chefe e provou que é possível liderar com firmeza, empatia, consciência e resiliência. Além de possuir profundidade, consciência e valores inegociáveis, Merkel demonstrou que essas qualidades são essenciais para uma liderança eficaz. E isso foi mais poderoso do que qualquer imagem de poder.

Merkel

Enquanto líderes da Europa fechavam fronteiras, a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, abriu as portas do país para mais de 1 milhão de refugiados com a seguinte frase: “Se não nós, quem?” "Se não agora, quando?” Ela mostrou que liderar é ter consciência, resiliência e coragem moral.

Presença

Angela Merkel não buscava holofotes. A primeira-ministra da maior potência da Europa buscava soluções. Ouvia mais do que falava. Decidia com calma, mas com firmeza. Foi respeitada não pelo tom de voz, mas pelo discurso realista e peso da sua presença.

Imagem

A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, nunca usou sua imagem como ferramenta de vaidade. Seus discursos eram objetivos e seus valores eram claros. Ela não liderava para ser adorada, mas para servir à sociedade e ao meio ambiente.

Marketing

O que Angela Merkel tem a ver com o marketing político e eleitoral? Tudo. Porque ela é um caso de estudo inspirador por conta do seu perfil de líder e liderança. Em especial, por não ser um líder tóxico, despreparado, egoísta ou negligente.

Liderar

O que a nova liderança exige para liderar? Escuta ativa, equilíbrio emocional, constância nas ações, coragem para fazer o certo, menos ego, responsabilidade, resiliência e mais consciência. Eleitores querem líderes humanos para criar um ambiente político de segurança, inovação, continuidade, respeito e austeridade.

Governadores I

Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (UB-GO), Cláudio Castro (PL-RJ), Jorginho Melo (PL-SC), Ratinho Júnior (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG), Mauro Mendes (UB-MT), Wilson Lima (UB-AM) e Eduardo Leite (PSD-RS), esse último que participou remotamente, se reuniram na tarde de ontem (7) na casa do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF).

Governadores II

No fim da reunião, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), falou em nome dos dez governadores presentes na reunião e defendeu que todos os Poderes “precisam ceder” para resolver a crise institucional em curso mediante o tarifaço dos EUA ao Brasil e o julgamento das ações penais da tentativa de golpe no 8 de janeiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Anistia

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) pediu para pautar o projeto de anistia aos condenados pelos atos golpistas no dia 8 de janeiro de 2023. A posição foi endossada pelos governadores Ronaldo Caiado (UB-GO) e Mauro Mendes (UB-MT), que defenderam a “liberdade” do Congresso Nacional para votar o tema como resposta ao “desejo da maioria”.

Excluir

Com produtos em falta, EUA pedem visita do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP) para excluir do tarifaço mais itens como carnes, pescados, café e manga. A sinalização dos EUA garante a continuidade da exportação do tambaqui rondoniense para aquele país norte-americano.

Perdão

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), no uso da palavra durante sessão plenária, pediu perdão ao presidente da Casa de Leis, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB). A declaração ocorreu com o fim da ocupação da Mesa Diretora.

Acordo

Segundo o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), não houve acordo com o presidente da Casa de Leis, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), para pautar a anistia dos envolvidos no 8 de janeiro.

Impeachment

O senador Romário (PL-RJ) e a senadora Eudócia Caldas (PL-AL) são os únicos parlamentares do Partido Liberal que não assinaram o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Inclusive, Romário deixou o Pastor Silas Malafaia falando sozinho.

Comemoraram

Em vídeo conjunto, os senadores Marcos Rogério e Jaime Bagattoli, ambos do PL rondoniense, comemoraram as 41 assinaturas dos senadores para pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF), a promessa de pautar o projeto de anistia dos condenados do 8 de janeiro e proposta da extinção do foro privilegiado.

Pauta

Marcos Rogério e Bagattoli, ambos do PL rondoniense, não têm muito o que comemorar.  O presidente do Senado, senador David Alcolumbre (UB-AP), afirmou que mesmo com 81 assinaturas, ele não pauta o processo do impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF).

Acordo

Já o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), disse que não houve acordo com o presidente da Casa de Leis, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), para pautar a anistia dos envolvidos no 8 de janeiro. Em face disso, os senadores Marcos Rogério (PL-Ji-Paraná) e Jaime Bagattoli (PL-Porto Velho) ficaram com cara de paisagem.

Lula

Após 15 anos sem pisar em Rondônia, o presidente Lula (PT-SP) chega hoje (8) em Porto Velho para anunciar um conjunto de investimentos do Governo Federal no âmbito estadual. A cerimônia será realizada às 15h30min no Teatro Estadual Palácio das Artes, ou seja, o evento será em ambiente fechado e com um forte esquema de segurança para evitar a presença de manifestantes da extrema-direita.

Hospital

Dentre os investimentos, o presidente Lula (PT-SP) anunciará o Hospital Universitário em parceria com a Prefeitura de Porto Velho e a Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Neste caso, recursos para comprar instalações físicas pequenas e deficitárias de um hospital em funcionamento para servir como um hospital universitário.

Recepção

A recepção ao presidente Lula (PT-SP) será realizada pelo senador Confúcio Moura (MDB-Ariquemes), prefeito Léo Moraes (Podemos-Porto Velho), ex-senador Acir Gurgacz (PDT-Ji-Paraná), deputada estadual Claudinha de Jesus (PT-Ji-Paraná), lideranças do PT e outras autoridades.

Ponte

O presidente Lula (PT-SP) também anunciaria a construção da ponte binacional Brasil-Bolívia no município de Guajará-Mirim. Neste caso, uma obra importantíssima para a integração regional, porém, a empresa ainda não instalou o canteiro de obras.

Lançar

Durante o evento, o presidente Lula (PT-SP) deverá lançar a pré-candidatura do senador Confúcio Moura (MDB-Ariquemes) a governador, com a ex-senadora Fátima Cleide (PT-Porto Velho) de vice. Para o Senado, Lula deve lançar a pré-candidatura de Acir Gurgacz (PDT-Ji-Paraná).

Recuou

O vice-governador Sérgio Gonçalves (UB-Porto Velho) ficou com a missão de receber o presidente Lula (PT-SP). Neste caso, o governador Coronel Marcos Rocha (UB-Porto Velho) recuou na recepção a Lula visando evitar prejuízos eleitorais futuros com a direita e a extrema-direita.

Pré-candidatura

Ontem (8), com um café da manhã, inauguração da nova sede do PSDB estadual e um grande encontro com a presença do presidente nacional do PSDB, ex-governador Marconi Perillo (PSDB-GO), foi lançada e confirmada a pré-candidatura do ex-prefeito da capital, Hildon Chaves (PSDB-Porto Velho), ao Governo de Rondônia nas próximas eleições.

Café

No café da manhã para recepcionar o presidente nacional do PSDB, ex-governador Marconi Perillo (PSDB-GO), estiveram presentes a deputada federal Silvia Cristina (PP-Ji-Paraná), o ex-deputado estadual Jair Montes (Avante-Porto Velho) e os deputados estaduais Luizinho Goebel (Podemos-Vilhena), Lucas Torres (PP-Buritis) e Jean Oliveira (MDB-Porto Velho).

Hipótese

No evento de lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito da capital, Hildon Chaves (PSDB-Porto Velho), ao Governo de Rondônia nas próximas eleições, contou com a presença de cerca de 600 pessoas. O destaque foi a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos-Ariquemes). Esse último não descartou a hipótese de coligação entre o Republicanos e o PSDB nas eleições de 2026.

Creche

O prefeito Léo Moraes (Podemos-Porto Velho) anunciou o “Programa Creche Noturna” para atender crianças de 1 a 3 anos e 11 meses cujos responsáveis trabalham ou estudam no período da noite. As inscrições começam dia 12 de agosto e seguem até 20 de agosto por meio de formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura de Porto Velho.

Emprego

O secretário da SEMTEL/PMPV, Paulo Moraes Júnior, lançou o 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, um evento que promete abrir portas para todos, inclusive pessoas com mais de 50 anos. O evento acontecerá na próxima segunda-feira (11), das 8h às 17h, no Ginásio Cláudio Coutinho, localizado no Centro de Porto Velho.

Vagas

Segundo o secretário adjunto da SEMTEL, Aleks Palitot, o 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo ofertará mais de mil vagas para diferentes áreas, contemplando desde quem busca o primeiro emprego até profissionais que desejam se reposicionar, a exemplo de pessoas com mais de 50 anos.

Paroca

Em vídeo inusitado nas redes sociais, o vereador Zé Paroca (Avante) comemorou a iniciativa da Prefeitura de Porto Velho de lançar o 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo com mais de mil vagas para diferentes áreas. Para Zé, é uma grande oportunidade para quem precisa de uma oportunidade de emprego.

Sério

Falando sério, eleitores devem buscar líderes com compromisso, conhecimento técnico e capacidade de entrega. Neste caso, líderes que tenham coragem de fazer diferente, como Angela Merkel, que não precisou de palco, mas de presença, valores e humanidade para compreender, transformar, conectar e construir resultados sustentáveis.

Fonte: Herbert Lins

Leia Também

Rogério e Jaime contra Moraes; Confúcio fora; ALE de Rondônia repudia Lula; e Leoni vice de Cassol?

Sérgio Gonçalves recebe Lula; presidente deve lançar Confúcio; e senadores com cara de “paisagem”

Alex Redano entrega medalha do Mérito Legislativo a Nelson Willians em reconhecimento à sua contribuição

Pedro Fernandes propõe criação de Cadastro Estadual de Condenados por Violência Contra a Mulher

Deputado Cirone Deiró comemora: Cacoal receberá unidade do Tudo Aqui em agosto

  • Twitter
  • Facebook
  • instagram
  • pinterest
  • Capa
  • Fala Conosco
  • Privacidade
© Rondônia Dinâmica, 2020