Pit stop divulga a 6ª Rondônia Rural Show

Pit stop divulga a 6ª Rondônia Rural Show

A Secretaria de Executiva Regional de Governo polo IV conjunto com o escritório local da Emater/RO, gerencia regional da Secretaria Estadual de Ação Social – Seas, Coordenação Regional de Ensino – CRE, 7ª Ciretran e Corpo de Bombeiros realizaram nesta segunda-feira (22) um pit stop na Avenida Daniel Comboni em frente a Casa da Lavoura com o objetivo de divulgar e convidar os ouro-pretenses para participar da maior feira de agronegócio da região Norte realizada pelo governo do estado. Dezenas de veículos foram adesivados a iniciativa foi muito bem aceita pelos motoristas que passaram pelo local.

A 6ª Feira de Tecnologia e Oportunidade de Negócios Agropecuários – Rondônia Rural Show será realizada entre os dias 24 a 27 de maio, localizada na Rodovia Br-364, Km 333, Zona Rural de Ji-Paraná, distante 11 quilômetros de Ji-Paraná sentido Presidente Médici, com a finalidade de fomentar negócios no setor agrícola e pecuário de Rondônia.

Nesses quatro dias, produtores e empresários rurais poderão contratar negócios, adquirir máquinas agrícolas, ração animal, insumos, caminhões, carros, motos, artesanatos, equipamentos para agroindústrias, matrizes de animais e, ainda, têm à disposição uma vitrine tecnológica com todas as novidades do setor.

A secretária de Governo Maria Araujo de Oliveira, mentora do pit stop, comentou sobre a importância da Rondônia Rural Show. “Essa é uma grande oportunidade do cidadão investir em sua propriedade e consequentemente melhorar e aumentar sua produção elevando a renda familiar”, ressaltou Maria Araujo que acrescentou - É uma feira de tecnologia e realização de negócios, quem tem interesse de fazer negócios, com certeza vai participar -

Sobre o evento

O evento Rondônia Rural Show é realizado anualmente pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), no município de Ji-Paraná. Atualmente a feira recebe grandes investidores e expositores de projeção nacional e internacional de todos os segmentos do agronegócio.

A novidade para a 6ª Rondônia Rural Show é a mudança para uma área própria de 50 hectares, localizada na Rodovia Br-364, Km 333, Zona Rural de  Ji-Paraná, distante 11 quilômetros de Ji-Paraná sentido Presidente Médici. A área será dividida em setores destinados aos expositores de máquinas e equipamentos, lojas agropecuárias, núcleo institucional, piquetes para animais, e uma ampla área para exposições de tecnologias produtivas e dinâmicas de maquinas e equipamentos.

A última edição movimentou R$ 485,2 milhões em resultados em negócios e agora, tendo como objetivo principal aproximar o produtor das novas tecnologias espera-se superar os resultados da última feira. Mostrar que é possível melhorar a renda com a adoção de novas tecnologias. As cinco edições anteriores somaram mais de R$ 2 bilhões em negócios, aplicados diretamente no setor agropecuário do Estado.

A FEIRA RONDÔNIA RURAL SHOW EVIDENCIA A FORÇA E A VOCAÇÃO PRODUTIVA DO ESTADO:

O Estado, com uma situação fundiária singular, tem mais de 120 mil propriedades rurais. 80% delas, da agricultura familiar – Rondônia já cadastrou no CAR (Cadastro Ambiental Rural) mais de 90% das propriedades, o que garante uma política de produção sustentável e o acesso ao crédito para fomentar o aumento da produção.

A produção, cada vez mais diversificada elevou Rondônia à posição de maior produtor da Região Norte em café e feijão. 2º em soja, milho e cacau. Também se fortalece a fruticultura e a produção de hortaliças.

A pecuária ocupa o 1ª lugar na exportação de Rondônia. Com mais de 13 milhões de cabeças de gado e abatendo 2 milhões cabeças de boi gordo a cada semestre, Rondônia é um modelo de economia em pleno crescimento. Já é o 7º rebanho e o 4º maior exportador de carne do Brasil.

A bacia leiteira avança com uma produção média de 2 milhões 500 mil litros de leite por dia, respondendo por 45% da produção na Região Norte e ocupa a 8ª posição no ranking nacional.

A piscicultura do estado lidera a produção nacional de peixe de água doce em cativeiro. Já superou a marca de 80 mil toneladas de peixe por ano.

As mais de 500 pequenas agroindústrias implantadas têm transformado a economia do estado, expandindo, modernizando e diversificando as atividades econômicas que agregam valores à produção primária;

O incentivo à iniciativa privada com estímulos fiscais e diversificação dos negócios; criação de novas plataformas de negócios, a exemplo do Programa Pro-peixe; incentivo à implantação do Projeto Florestas Plantadas; criação das câmeras setoriais de café e cacau.

Autor / Fonte: Alexandre Araujo/Secom

Leia Também