Por Assessoria/IFRO
Publicada em 15/02/2020 às 09h46
De 13 de fevereiro a 18 de março de 2020 estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso de 2020 (ENA 2020) ao Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Em Rondônia, o curso será ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. Estão sendo oferecidas 22 vagas, divididas em 11 vagas para servidores do próprio IFRO, oito vagas para a ampla concorrência e três para as ações afirmativas.
Poderão participar da seleção os portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.
A taxa de inscrição será no valor de R$ 72, que deverá ser feita, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições, seguindo as datas do cronograma e as regras do edital, que pode ser conferido neste link: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16426-edital2. Há também o Edital em Libras, que pode ser conferido neste link: https://www.youtube.com/watch?v=yfdWoalsrY0&feature=youtu.be.
A prova que compõe o Exame Nacional de Acesso (ENA) será realizada no dia 17 de maio de 2020 e contará com 50 questões de múltipla escolha sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica; Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem. A bibliografia está disponível em neste link: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16426-edital20?start=1.
Nacionalmente, o ProfEPT oferecerá 913 vagas, distribuídas em instituições associadas em todo o Brasil. Em Rondônia, o curso no IFRO Campus Porto Velho Calama está chegando à sua terceira turma. A publicação do Resultado Final, com a lista dos novos estudantes, será divulgada no dia 24 de junho. As aulas estão previstas para começar no mês de agosto de 2020.
Sobre o ProfEPT
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica é ofertado na modalidade semipresencial, ministrado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, composta por Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II. É coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional.
O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.
O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível básico ou em espaços não formais.