Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 14/02/2020 às 12h55
Diversos projetos de asfalto estão previstos para começar em 2020 em Vilhena. O prefeito Eduardo Japonês revelou nesta semana dois grandes projetos que vão englobar quatro bairros. A Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) já tem um deles, inclusive, aprovado pela Caixa Econômica. Os trâmites continuam durante os próximos meses e as obras envolvem asfalto com drenagem, calçadas, sinalização e equipamentos de acessibilidade. Enquanto isso a Secretaria Municipal de Obras (Semosp) trabalha na região para manter a trafegabilidade das ruas e avenidas.
“Estamos ‘atacando’ os problemas crônicos da cidade com ações que vão resolver deficiências de infraestrutura da cidade de forma duradoura. Projetos de vários quilômetros de asfalto assim, são complexos, e dependem de várias etapas burocráticas, no entanto, estamos andando tão rápido quanto possível. É interesse meu, dos secretários e da população que isso aconteça da melhor forma”, explica Eduardo Japonês.
BARÃO DO MELGAÇO 1 - O projeto que engloba o asfaltamento do bairro Barão do Melgaço 1, também envolve os bairros Alto dos Parecis, Bela Vista e a rua que dá acesso ao Parque de Exposições. Os recursos são do Governo Federal, através do programa Avançar Cidades, do Ministério do Desenvolvimento Regional. Já aprovado pela Caixa Econômica Federal, o projeto agora segue nos trâmites para obtenção do recurso financeiro. A expectativa é que, se tudo correr bem, dentro de trinta a assinatura do financiamento aconteça em até 30 dias. O passo seguinte já é a licitação da obra.
A Secretaria Municipal de Obras esteve na manhã desta sexta-feira, 14, na avenida Perimetral na divisa dos bairros Barão 1 e 2. As máquinas fizeram o patrolamento e nivelamento. Dentro de 30 dias as máquinas deverão ir até a região para iniciar a operação Cidade Limpa, que atualmente está no Cristo Rei.
BARÃO DO MELGAÇO 2 - Também previsto para ser asfaltado, o bairro Barão do Melgaço 2 tem projeto previsto para ser elaborado este ano e será custeado através do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica. Lançado em 2012 para facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte e logística e energia, o programa permite a obtenção de recursos para grandes obras.
OUTROS BAIRROS - Está previsto ainda o início de licitações neste primeiro trimestre de 2020 para asfalto nos bairros Jardim Social, Jardim Universitário e Cidade Nova.
O bairro Cristo Rei e Setor 19 podem comemorar também junto à Prefeitura: já está assinado convênio de quase R$ 2,5 milhões para obras de drenagem e pavimentação em 1,6 km na avenida Melvin Jones e nos entornos do postinho de saúde Lírio Hoesel (mapa em anexo). Os recursos são de três parlamentares: os ex-deputados federais Luiz Cláudio e Marinha Raupp, além do senador Acir Gurgacz. O projeto engloba asfaltamento, drenagem, meio-fio, sarjeta e sinalização em 1.620 metros de uma região crítica, onde alagamentos ocorrem há décadas.
Há ainda previsão de asfaltamento para ruas do bairro Embratel, próximo às ruas e avenidas que foram asfaltadas em 2019. O recurso é de quase R$ 1,1 milhão do senador Acir Gurgacz e tem projeto pronto, que será levado pela Semplan à Brasília para buscar aprovação. A licitação deve acontecer ainda em 2020.
EM EXECUÇÃO - Além disso, a Prefeitura trabalha atualmente em 13,5 quilômetros de asfalto na cidade nas avenidas 1° de Maio, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tancredo Neves, bem como na rua 743 e nos bairros Cristo Rei e Embratel. Cerca de metade destes já se encontram com asfaltamento aplicado.