Por Montezuma Cruz/Secom
Publicada em 28/02/2020 às 11h25
Março é mês de intenso treinamento para execução orçamentária, termo de referência, cálculo de verbas rescisórias nos departamentos de recursos humanos e utilização do Google Drive em todas as dependências administrativas estaduais.
A Escola de Governo (EG), vinculada à Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), encerra fevereiro com resultados positivos, ingressa em março com pedidos diários de inscrição de novos voluntários, e estima atender cerca de dez mil servidores este ano.
Até a manhã de hoje (28), 116 estavam inscritos para atuar na Capital e no interior de Rondônia.
A diretora da EG, Débora Cristina Neves da Silva, avaliou positivamente o mês de fevereiro, no qual ocorreram 13 cursos de capacitação, alcançando 405 servidores apoiados por suas respectivas secretarias, superintendências e demais órgãos administrativos.
Em 11 treinamentos nesse curto período de três a 27, apenas 24 dias, 273 servidores capacitaram-se; houve 678 atendimentos.
“A capacitação de instrutores voluntários leva o governo a valorizá-los à altura de seus esforços, e a demanda vem crescendo”, disse a diretora Débora Cristina.
Segundo ela, o governo pretende transformar a instituição em escola corporativa, o que deverá favorecer cursos de pós-graduação e certificações.
Em março, o auditório receberá participantes da capacitação e execução orçamentária, nos dias 5 e 6; relações interpessoais e ética no serviço público, dia 10.
Nos dias 11, 12 e 13, o público será formado por servidores do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem).
Em fevereiro, nos dias 5 e 6, monitores da Polícia Técnica trataram da identificação preliminar de drogas, em palestras em São Miguel do Guaporé, a 522 quilômetros de Porto Velho, e Rolim de Moura, a 486 quilômetros.
“MELHORE SUA VIDA, DEPOIS SEU TRABALHO”
Na semana seguinte, no dia 16, a EG atenderá a um rol de solicitações para o aprendizado de métodos ágeis no casamento, com o mote “Melhore sua vida, depois seu trabalho”, pelo Scrum*.
No dia 7, servidores serão capacitados a preparar apresentações, com a organização de ideias e eslaides. Nos dias 18,19 e 20, o auditório receberá interessados em aprender a elaborar o termo de referência, um documento que contempla as principais informações a respeito do objeto, todas elas importantes para a construção do edital.
Um termo de referência mal elaborado pode levar a contratações direcionadas, que não atendam a necessidade do órgão público, acarretando até mesmo a nulidade da licitação.
No dia 23 haverá palestra sobre a Lei de Proteção de Dados; no dia 24, workshop (reunião de trabalho) ensinando a harmonização de relacionamentos no trabalho; e no dia 25, para servidores da Secretaria Estadual de Educação.
Padronização de processos de RH (Recursos Humanos) é o tema a ser ministrado no dia 26 pela Segep, e no dia 27 será ensinado o cálculo de verbas rescisórias.
Ao mesmo tempo, nesse período, os interessados terão noções de política de capacitação e permanência, conforme o Decreto Lei nº 23.905, cujo art. 1º se refere à instituição da Política de Capacitação e Permanência dos Servidores Públicos, ocupantes de cargos ou funções de chefias administrativas e financeiras ou equivalentes, controles internos, de compras e de licitações. O final do mês está reservado para treinamento de comunicação para liderança, dia 31.
ATIVIDADES NO LABORATÓRIO
Já no laboratório, dia 2 haverá treinamento de utilização do Google Drive, e no dia 5, do e-Estado módulo RH e Sistema Integrado de Frequência (SIF).
No dia 11 haverá treinamento do Somar, com instrução da Casa Civil do Governo. É a sigla do Comitê de Solução Para Melhoria e Alcance de Resultados.
Novamente o Google Drive volta a ser explicado nos dias 16 e 30. No dia 19 a escola também repete o treinamento do e-Estado. Nessa alternância de datas, também voltam os treinamentos do Somar, dia 25, e módulo RH e SIF, dia 26.
No ano passado, a EG promoveu 422 atividades de capacitação, oficinas, palestras, eventos, e emitiu 9,3 mil certificados.
*Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. Nele, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.
Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum. Sua popularização se deu a partir de quando os métodos ágeis começaram a ganhar a preferência dos gestores de projetos de softwares.
Seu nome é derivado de um movimento de Rugby. Esse esporte não é muito conhecido e praticado no Brasil, mas, em várias partes do mundo, sua popularidade é alta. A jogada que deu origem ao nome do framework é uma reposição de bola, na qual os jogadores entrelaçam os braços e tentam avançar sobre o campo do adversário.
Essa tática de jogo inspirou a criação do método, pois é uma analogia ao trabalho que o time de desenvolvimento deve fazer. Ou seja, os profissionais juntam esforços para avançar pouco a pouco e realizar entregas incrementais de software.
Para inscrições:
www.escoladegoverno.ro.gov.br
A Escola de Governo funciona no térreo do Prédio Rio Jamari, do Palácio Rio Madeira.