Por Secom
Publicada em 27/02/2020 às 14h44
Pelo menos 440 jovens e adultos das zonas Leste e Norte de Porto Velho, com idade a partir dos 16 anos, serão beneficiados nos próximos seis meses com 11 cursos de capacitação profissional, com foco nas áreas de alimentos, serviços e embelezamento, oferecidos gratuitamente por uma parceria do governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), e o Instituto de Tecnologia São Rafael (ITSR).
Trata-se do Gerar, projeto que surgiu a partir de um diagnóstico do ITSR, que tem como objetivo promover autonomia econômica e social através do incentivo à organização produtiva, do comércio justo e solidário e do consumo responsável de mulheres, homens e jovens que vivem em contexto de vulnerabilidade social.
Os recursos, da ordem de R$ 439 mil, são oriundos de emenda do deputado Marcelo Cruz.
Lançado oficialmente na última semana (21), em solenidade com a presença da secretária e primeira-dama Luana Rocha, o Gerar teve suas inscrições abertas nesta quinta-feira (27) e segue até o dia 3 de março, das 8h às 13h30, nos locais polos onde os cursos serão realizados, que são o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro JK I; e a Comunidade Santo Expedito, no bairro Nacional.
Conforme Carlos Oliveira, diretor do ITSR, além dos documentos pessoais (RG e CPF), são critérios para se inscrever o comprovante de residência, estar inserido no Cadastro Único ou programa social, como o Bolsa Família; certificado ou declaração de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. O início dos cursos está previsto para 12 de março, a partir das 9h, na Zona Leste; e dia 13 na Zona Norte.
Para a secretária Luana, estes cursos são importantes porque além de qualificar os participantes ao mercado de trabalho, tirando-os da vulnerabilidade social, também os tornam independentes das ações governamentais, criando oportunidade de terem seus próprios negócios, gerando emprego e renda. “Estamos trabalhando, desde o início, para reduzir a vulnerabilidade social no nosso Estado, inclusive elaborando diagnóstico social para atender melhor à população, dando oportunidade para que saíam dessa espécie de clausura, tornando-se independentes economicamente e, com isso, aumentando também sua autoestima”, disse a secretária.
Ainda segundo ela, inicialmente estão sendo beneficiados apenas 440 participantes, mas a proposta do governo é expandir iniciativas como o Gerar para todo o Estado, pois quanto mais pessoas capacitadas, menos problemas sociais haverá.
Entre os cursos da Zona Leste, estão o de informática básica e intermediária, manicure e pedicure, maquiagem e design de sobrancelha. Já os do bairro Nacional, são o de panificação, doces e salgados, confeitaria, pizza, hambúrguer artesanal, geleias, doces e compotas, embutidos e defumados.
Participaram também do lançamento as lideranças comunitárias que coordenam os cursos em suas respectivas regiões, a exemplo de Vicência Silva, do bairro Nacional; e Ramiro dos Santos, Zona Leste. Ambos destacaram a expectativa dos moradores para com os cursos que vão abrir um leque de oportunidades.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (69) 3222 6689 ou 9 9305 2923; ou no ITSR, que fica na avenida Amazonas, 3426, bairro Agenor de Carvalho.