Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 13/02/2020 às 15h11
Frentão – A união de vários partidos com peso político –e de voto– considerável não está sendo implantada como facilidade, como os dirigentes partidários esperavam. É que em cada município há interesses diferenciados e choque de lideranças que não caminham juntos, mesmo que seja de forma paralela. Já estariam com “prego batido, ponta virada” o PSDB, presidido pela deputada federal Mariana Carvalho; DEM comandado pelo senador Marcos Rogério e o PSD liderado pelo deputado federal Expedito Neto, filho do ex-senador Expedito Júnior, que é quem dá a última palavra dos tucanos no Estado.
Ariquemes – No encontro do último final de semana em Ariquemes, segundo o bem informado radialista Aor Oliveira, o caldo entornou quando o ex-deputado federal Lindomar Garçon, que preside o PRB no Estado, que estaria fechado com o Frentão, anunciou a presença do prefeito Thiago Flores como mais novo filiado do Republicamos. Marcos Rogério interviu dizendo, que o candidato do grupo é o atual vice-prefeito, Lucas Follador, do DEM, que está rompido com Flores. Se Garçon, que é bom de bico pretende integrar o Frentão, certamente terá problemas em Ariquemes, pois Thiago Flores é pré-candidato à reeleição e não definiu o partido, mas não ficará no PSL. Além dos quatro partidos citados há também, possibilidade de o Podemos, presidido pelo deputado federal Léo Moraes integrar o Frentão.
Escola – O deputado estadual Ismael Crispin (PSB-São Miguel do Guaporé) esteve na manhã de hoje (13) na Escola do Legislativo (EL), que funciona nas antigas instalações da Assembleia Legislativa (Ale), na rua Major Amarante, 390, bairro Pedrinhas, na capital e tem à frente Fábio Ribeiro. A escola é o braço educacional da Ale, que prioriza a capacitação dos servidores públicos da Casa de Leis, câmaras de vereadores, prefeituras e de outros órgãos públicos (federal, estadual), autarquias superintendências e as vagas excedentes oferecidas ao público. São mais de trinta cursos e mensalmente são capacitados centenas de servidores e membros dos demais segmentos da população.
Campanha – A busca do voto para as eleições de outubro deste ano já é notada em Porto Velho. O prefeito Hildon Chaves (PSDB), que formata a reeleição e a vereadora do PP, Cristiane Lopes andaram trocando farpas durante a semana ambos reivindicando a “paternidade” de obras e realizações. Lógico que a vereadora, através de indicações, proposições, porque o legislador não tem atribuições para realizar obras. Mas o “pau quebrou” nas redes sociais e em parte considerável da mídia eletrônica.
Campanha II – Como estamos em ano eleitoral já é possível notar, mesmo em quase um mês e meio de 2020, que o prefeito Hildon vem apresentando um volume bem maior de realizações como pavimentação (recapeamento) e na área social com ampliação da entrega das escrituras urbanas, inclusive nos distritos dentro do processo de regularização fundiária, dentre outras ações. E Cristiane, que já demonstrou que é boa de voto somando 20.350 nas eleições à Câmara Federal em 2018, sinaliza, que tem intenção de concorrer à prefeitura este ano. Bom para o povo, pois o prefeito se esforça mais e a vereadora usa com eficiência a obrigação dos legisladoras, que é de cobrar, fiscalizar, apresentar projetos e elaborar leis. Quem ganha é a população.
Respigo
A frase do presidente do diretório municipal do PT de Porto Velho, Ramon Cujuí, em resposta às críticas que “o PT está morto” na entrevista ao Rondônia Dinâmica esta semana deverá ser muito cobrada no futuro: “quando nos enterraram, não sabiam que éramos semente”. Se realmente germinar a semente era de qualidade... +++ Segundo o repórter, como gosta de ser chamado jornalista Lúcio Albuquerque, que tem um acervo invejável de informações, hoje é o Dia Nacional do Rádio. A primeira transmissão radiofônica ocorreu em 1946 pela United Nations e levou ao ar um programa para seis países +++ O rádio, apesar de hoje, mal utilizado, porque sua real finalidade é entretenimento e informação, esquecidas pelos comunicadores, ainda, está entre os principais veículos de informação. Mesmo com a modernidade da internet, sites e redes sociais o rádio continua sendo um veículo de comunicação imprescindível +++ O senador e ex-governador Confúcio Moura, que já foi prefeito de Ariquemes em dois mandatos seguidos e hoje é vice-presidente nacional do MDB é a maior liderança do partido, que durante muitos anos teve o ex-senador Valdir Raupp como comandante maior. Dizem que Confúcio pretende compor com outros partidos, para a disputa eleitoral a prefeito deste, na cabeça ou mesmo como vice +++ E também que a parceria com Confúcio tende a ser vitoriosa. O senador estaria hoje como Midas foi para gregos e romanos, mas há controvérsias...