Por Redação
Publicada em 27/02/2020 às 08h08
As pontes rolantes são muito utilizadas em linhas de produção para içamento de cargas e produtos. Suas características podem variar de acordo com a necessidade de cada empresa, podendo ser móvel, fixa ou até mesmo possuir controle remoto para pontes rolantes. Continue lendo e saiba mais sobre essa tecnologia!
As pontes rolantes têm os principais objetivos de mover cargas pesadas e otimizar a linha de produção de uma indústria, ou seja, é uma forma de agilizar processos internos e diminuir o contato humano através da força manual.
Através de um guindaste e acessórios, como controle remoto para guindaste, as cargas são movidas por um processo robótico. O investimento para se adquirir esse equipamento é grande, porém os números são quase nulos de acidentes de trabalho e danificação dos produtos, em comparação com modos antigos que dependiam exclusivamente da força humana.
Seu modo de instalação depende exclusivamente do ambiente como um todo, já que o espaço e até mesmo o peso da carga são fatores relevantes para diferentes modelos de pontes rolantes e acessórios que auxiliam seu manuseio, como rádio controle.
Os içamentos são realizados por cabos de aço, correntes ou cordas e podem aguentar o peso de até 1,200 toneladas. Na ponte rolante os objetos são movidos na vertical, horizontal, ou diagonalmente. Essas ações podem ser controladas de longe apenas com a presença de um controle remoto industrial.
A norma que regulamenta o peso e o tipo de carga de elevação através de um projeto de estrutura mecânica é a NBR 8400 de 1984, e tem como objetivo realizar cálculos estruturais e mecânicos dos equipamentos, cargas e acessórios.
Por isso, as pontes rolantes são mais seguras do que outros métodos, já que métodos arcaicos realizam a movimentação do maquinário em diversas direções no mesmo ambiente de outros funcionários e mercadorias. Um dos métodos mais perigosos e propícios para provocar acidentes.
Antigamente, seu uso era exclusivamente para a indústria portuária, ou seja, para movimentação e armazenagem de mercadorias destinadas aos transportes aquaviários, como por exemplo, barcos, navios ou balsas.
O bom dessa tecnologia, é que ela é tão bem vista e produtiva nas indústrias que hoje em dia existem pontes em escalas menores que podem auxiliar a produção em pequenas empresas, como oficinas e marcenarias.
3 tipos de pontes rolantes
Ponte rolante apoiada
A viga de carga é constituída em perfil laminado e composta por chapas. Sua movimentação corre por cima dos trilhos durante o percurso da ponte rolante e pode ou não possuir travamento horizontal, que é um tipo de dispositivo que impede o balanço das cargas para as laterais. Acessórios de automação industrial auxiliam nesse processo, como o controle ponte rolante.
Ponte rolante suspensa
Esse tipo de equipamento corre por debaixo dos trilhos das vigas, ou seja, essa ponte transita na parte inferior da viga como se fosse um trilho. Esse equipamento é ótimo para quem deseja trabalhar em escalas maiores de largura, como em construções de prédios.
Ponte rolante univiga
Essa ponte possui uma única viga, duas cabeceiras e carros trole (carro fabricado com chapas de aço específico para levantamento de cargas) que tem o intuito de sustentar as talhas que passam pela viga. É uma das instalações mais econômicas em relação às outras, mas ainda muito vantajosa no quesito segurança se unida com controle de guindaste.