Por Rondoniadinamica
Publicada em 06/02/2020 às 15h19
ATUALIZADA ÀS 15h49 com a resposta para a segunda pergunta da redação
Porto Velho, RO — O secretário de Educação Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu denominou como "fake" um memorando-circular vinculado a anexo com lista de livros que deveriam ser recolhidos das escolas públicas estaduais de Rondônia.
Lacerda, nomeado pelo governador Coronel Marcos Rocha (PSL) para comandar a pasta no começo da gestão, em janeiro de 2019, foi sucinto ao responder o primeiro questionamento da reportagem.
A redação perguntou se os documentos procediam. Ele anotou: "Não. Fake".
LEIA TAMBÉM
ÁUDIOS ATRIBUÍDOS À GERENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOMEADA PELO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO REFORÇAM MENTIRA SOBRE CENSURA A LIVROS EM RONDÔNIA: 'É UM PEDIDO DO NOSSO SECRETÁRIO'
Já em relação à segunda pergunta tanto Abreu quanto o assessor de Comunicação Cléber Souza não responderam até o fechamento da reportagem.
"A SEDUC/RO [Secretaria de Estado da Educação de Rondônia] não tem intenção alguma de recolher qualquer livro que seja, né?", perguntou o Rondônia Dinâmica, ainda sem retorno a respeito do tema.
Em uma verificação independente através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI/RO) do Estado de Rondônia, a reportagem obteve a mensagem "Código Verificador Inválido", corroborando com a primeira manifestação do secretário ao apontar como falsas as documentações reverberadas nas redes sociais.
O (a) leitor (a) pode fazer o mesmo através do link: https://sei.sistemas.ro.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0
O código verificador é: 10040389
O código CRC é: F6F331F8
ATUALIZAÇÃO
O secretário de Educação respondeu à segunda pergunta sobre se há ou não intenção em recolher livros das escolas estaduais.
Questionamento: "A SEDUC/RO [Secretaria de Estado da Educação de Rondônia] não tem intenção alguma de recolher qualquer livro que seja, não é?".
Para este questionamento, também foi lacônico: "Sim [A SEDUC/RO não tem intenção em recolher livros]. Não sabemos de onde saiu isso. Estou no interior do estado desde domingo", acrescentou.
CAPTURAS DE TELA DO PROTOCOLO INTERNO
Apesar do posicionamento oficial da SEDUC/RO, capturas de tela do protocolo interno de comunicação do Governo de Rondônia também estão sendo distribuídas pelas redes sociais. Alguns usuários que não querem se indentificar disseram que o documento não pode ser acessado porque está em modo restrito.
VEJA:
TAMBÉM FOI ENCAMINHADO UM VÍDEO DEMONSTRANDO QUE O DOCUMENTO ESTÁ EM MODO RESTRITO. ASSISTA:
CONFIRA O MEMORANDO QUE A SEDUC DIZ SER FALSO:
COINFIRA O ANEXO QUE A SEDUC DIZ SER FALSO: