Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 24/02/2020 às 09h34
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vem desenvolvendo ações durante o período carnavalesco, para promoção e prevenção à saúde que devem ser adotadas pela população, com o objetivo de reduzir as violências, acidentes de trânsito e as Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST.
A secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, explica que “no carnaval, como é uma época de festas, temos que orientar sobre alguns cuidados em diversos aspectos. As unidades de saúde estão preparadas para receber as eventuais necessidades da população. Teremos preservativos e exames rápidos nas unidades”.
“Para que isso aconteça, colocamos à disposição da população diversas atividades e serviços, que já estão implantados na rotina de trabalho da Semusa, mas que no período de eventos, como o carnaval, são implementadas”, disse ela.
Entrega de preservativos masculinos e femininos às Unidades de Saúde (UPA, PA, UBS), agremiações de carnaval, Funcultural/Mercado Cultural, Organizações Não Governamentais, instituições, são algumas das ações.
A Semusa está disponibilizando ainda testes rápido de HIV, Sífilis e Hepatites Virais em todas as Unidades de Saúde.
Coloca também a disposição da população a PeP, nas UPA Leste, UPA Sul, PA Ana Adelaide, PA José Adelino e Maternidade Municipal Mãe Esperança;
Como profilaxia para o risco de infecção para o HIV, a PEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus, em caso de acidentes com materiais biologicos, violência sexual... A realização da PEP deve ser acompanhada pela equipe de saúde.
Caso aconteça algum evento inusitado, notificar ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde/CIEVS, pelo número de celular 98473-3110;
Em caso de problemas referentes a produção, comercialização e consumo de alimentos
notificar de imediato a Vigilância Sanitária, no número de celular 984747909;
Em caso de precisar de atendimento de emergência, chamar o SAMU, pelo 193;
Em caso da ocorrência de violência sexual, de acordo com o ciclo de vida, procurar atendimento nas seguintes Unidades de Saúde:
Crianças, de ambos os sexos, de 0 a 12 anos - HICD
Adolescentes do sexo masculino e homens adultos – UPA Leste e Sul
Adolescentes do sexo feminino e mulheres adultas - MMME
Homens maiores de idade – UPA Leste e Sul
Todas as violências contra criança, adolescentes, mulheres e idosos denuncie:
Crianças e adolescentes: disque 100;
Mulheres, disque 180.