Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 26/03/2020 às 14h33
Vilhena – As eleições a prefeito, vice e vereador de outubro próximo, caso elas ocorram, o que será muito difícil devido a situação mundial provocada pelo coronavírus serão concorridas em Vilhena. O prefeito Eduardo Japonês (PV) é pré-candidato à reeleição e vem realizando uma administração, que agrada a maioria da população e se apresenta como uma opção forte para o eleitor. Mas a Família Donadon, capitaneada pelo ex-prefeito, Melki Donadon, marido de Rosani, ex-prefeita trabalha, para que ela entre na disputa pela prefeitura.
Pressão – Desde que foi derrotada por Japonês em eleição suplementar em junho de 2018 Rosani perdeu um pouco do encanto com a política e diz às pessoas mais próximas, que não pretende disputar mais cargo eletivo. Melki, que comanda o clã Donadon está inelegível, o mesmo ocorrendo com os irmãos Marcos, ex-deputado estadual e Natan, ex-deputado federal. Quem está em condições legais é Rosani, mas terá que ser convencida pelo marido os cunhados a enfrentar mais uma vez Japonês, que ela derrotou nas eleições em 2016, mas perdeu em 2018.
Dificuldades – Os times de futebol profissional de Rondônia, que estão com o campeonato paralisado devido ao coronavírus não têm condições de pagar regularmente os atletas, mesmo com salários irrisórios. Sem jogar os clubes não conseguem recursos, para poder pagar os salários dos jogadores, as comissões técnicas e há atletas reclamando, que estão com dificuldades, até para comprar os alimentos necessários para sobreviver. Seria prudente que a Federação Rondoniense de Futebol entre no circuito e ajude os times, que não podem ser chamados de clubes, porque não têm infraestrutura a superar o difícil período.
Ariquemes – Sempre alertando que há enormes possibilidades de não ocorrer as eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo os políticos e os partidos estão se organizando em Ariquemes. O prefeito Thiago Flores, agora no PRB, é pré-candidato à reeleição e, pelo que tudo indica, o partido comandado no município pelo deputado estadual Alex Redano irá concorrer com chapa “puro sangue”. É que a presidente da câmara de vereadores e esposa do deputado Redano, do PRB deverá concorrer como vice de Thiago oficializando uma chapa “puro-sangue”.
Prefeito – A disputa pela prefeitura também promete ser das mais acirradas em Jaru. O prefeito João Gonçalves Filho (PSDB) não vem trabalhando como esperava a população e deverá ter enormes dificuldades na busca da reeleição, caso resolva novamente enfrentar às urnas. A Família Muleta, ainda, tem enorme penetração junto aos jaruenses e disputará as eleições a prefeito deste ano com o mais experiente da família, o ex-deputado federal Amauri, que já foi secretário de Estado e passou pela Assembleia Legislativa (Ale) como pré-candidato. A deputada estadual Cassia Muleta (Podemos) está no primeiro mandato, já desponta como política atuante e de enorme apoio popular, mas não pretende disputar a prefeitura. O pré-candidato da família é Amauri.
Respigo
Os servidores da Assembleia Legislativa receberam os salários relativos a este mês de março hoje (26). Desde o início do ano que a data base é 25 e, caso seja sábado, domingo ou feriado o pagamento é antecipado para o primeiro dia útil, antes do dia 25 de cada mês +++ Como o presidente Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) promoveu mudança radical na estrutura do organograma da Casa de Leis, onde todos os comissionados foram demitidos, muitos não foram recontratados. É que o novo organograma eliminou inúmeros cargos, dentro da reforma administrativa da Ale e muita gente ficou sem o emprego +++ Porto Velho continua com as ruas e avenidas com pouco movimento devido ao coronavírus. Mas hoje (26) muita gente retornou ao trabalho, pois o país não pode parar +++ Quem não está no grupo de risco (diabéticos, asmáticos, hipertensos, doentes pulmonares, idosos com mais de 60 anos e outros) deve trabalhar, lógico que se resguardando +++ Se parar tudo não teremos alimentos, remédios, combustíveis e para não morrer de inanição é necessário, que as coisas funcionem, mesmo que em condições excepcionais. Mas há muitos hipócritas, aqueles do quanto pior melhor, que pregam o terrorismo, porque não querem perder os privilégios e se julgam imortais +++ Matemática é uma ciência exata e a previsão é que pouco mais de 1% da população poderá se contaminar e morrer do coronavírus. Se ocorrerem abusos a tendência é a previsão aumentar, mas se tomados os devidos cuidados, o número poderá diminuir e é isso que deve ser priorizado, para que não ocorram mortes, por falta de alimentos e remédios, principalmente.