Por Globoesporte.com
Publicada em 05/03/2020 às 09h21
O número de casos do novo coronavírus no Japão chegou em 268 e 12 mortes já foram confirmadas até então. Por conta disso, os efeitos do COVID-19 estão refletindo fortemente no esporte japonês. O rondoniense Elson Ferreira de Souza, o Elsinho, que joga no Shimizu S-Pulse, contou ao GloboEsporte.com/ro como está sendo rotina após o Ministério da Saúde do país paralisar os jogos até o dia 18 de março.
- Os campeonatos pararam, a Federação suspendeu tudo e até dia 18 não haverá nada. Mas a minha rotina diária continua, eu ainda vou treinar, faço meu trabalho normal e então volto direto para casa - conta o lateral-direito.
Residindo no Japão desde 2015, quando foi contratado pelo Kawasaki Frontale, onde atuou por quatro anos até se mudar para o time que joga atualmente, Elsinho diz que, apesar dos campeonatos estarem suspensos desde a última semana de fevereiro, a sua rotina no trabalho continua a mesma. Com a família, Elsinho diz que o cuidado para evitar o contágio do vírus está sendo redobrado.
- Eu e minha família estamos evitando ao máximo andar em transportes coletivos e estar em locais com aglomeração. Quando saímos nós usamos máscaras e ao retornar estamos fazendo gargarejo e lavando bem as mãos - disse.
Além dos eventos esportivos, o governo japonês também suspendeu as aulas da educação infantil, fundamental e médio até o fim das férias da primavera como estratégia para conter a disseminação da doença.
- O governo paralisou todas as aulas para as crianças não correrem o risco de serem infectadas. Agora as crianças ficam em casa com a mãe e o tédio para elas é grande pois não tem mais a diversão de antigamente com os amiguinhos. Porém a nossa família está bem e pedimos sempre à Deus que isso acabe logo e que fiquemos seguros - relatou o jogador.