![Coronavírus: com 6.200 infectados, Coreia do Sul tem 518 novos casos](/uploads/1czx4zcgoi82f0g.jpg)
Por Agência Brasil
Publicada em 06/03/2020 às 08h46
As autoridades de saúde da Coreia do Sul anunciaram hoje (6) 518 novos casos de contágio pelo novo coronavírus, elevando para 6.284 o total de infectados no país, onde já morreram 42 pessoas vítimas da doença Covid-19.
Os números - divulgados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças Contagiosas - abrangem todos os casos desde quarta-feira até esta sexta-feira. Durante este período houve cinco mortes.
No Hospital Universitário Kyungpook, em Daegu, médicos transportam em maca paciente suspeito de ter coronavírus - Reuters/Kim Kyung-Hoon/direitos reservados
A cidade de Daegu, a 230 quilómetros a sudeste de Seul, e a província vizinha de Gyeongsang do Norte, centros do surto no país, anotaram a grande maioria dos novos casos: 490 dos 518.
Esta região tem mais de 90% (5.700) de todas as infecções que ocorreram na Coreia do Sul, desde que o vírus foi detectado no país, em 20 de janeiro. A região contabiliza ainda 40 pessoas mortas.
A Coreia do Sul é o segundo país com mais casos de Covid-19 no mundo depois da China, e é também o que registra mais novos casos da doença todos os dias.
As autoridades sul-coreanas analisaram 158.456 pessoas, numa campanha com mais de 15 mil testes diários nos últimos dias. Mais de 21.000 pessoas continuam em quarentena.
O surto de Covid-19, que pode causar infecções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.450 mortos e infetou mais de 97 mil pessoas em 85 países, incluindo nove em Portugal.
Até hoje, a China continental, que exclui Macau e Hong Kong, somava 3.042 mortes e 80.552 casos de infecção, mais de 80% do conjunto global em todo o mundo, apesar dos surtos recentes na Itália, Irã, Coreia do Sul e Japão.
A China informou que mais de 53.700 pessoas receberam alta no país desde o início do surto.
Além dos 3.042 mortos na China continental, há registro de mortos no Irã, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos,
O isolado reino do Butão, no Himalaia, anunciou hoje o primeiro caso confirmado do novo coronavírus. A vítima é um cidadão norte-americano. O país proibiu a entrada de turistas durante duas semanas.
O homem, de 76 anos, chegou ao Butão em 2 de março, proveniente da Índia. Na quinta-feira, foi internado num hospital, tendo as análises mostrado que era portador do novo coronavírus, anunciou do primeiro-ministro do Butão, Lotay Tshering.
O paciente, que não foi identificado, deixou Washington em 18 de fevereiro e viajou para a Índia, onde esteve entre 21 de fevereiro e 1 de março.
As autoridades de saúde do Butão identificaram de 90 pessoas que estiveram em contato com o paciente. Algumas foram colocadas em quarentena, embora nenhuma apresente sintomas como febre e tosse.