Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 05/03/2020 às 14h42
Chuvas – O noticiário da maioria dos programas de impacto social explorando matérias de tragédias, ocupa boa parte da programação das TVs e das rádios nas últimas semanas. Além do coronavírus que “está na moda” as chuvas (sic) são responsáveis por dezenas de mortes. As chuvas não matam ninguém, mas sujeira, moradias construídas em locais proibidos devido a riscos, cidades sem um mínimo de infraestrutura para enfrentar as intempéries, sim acabam provocando mortes, desabrigo e todo tipo de tragédia. Quem provoca tudo é o ser humano, que não respeita a natureza, além do descaso de autoridades. O humano destrói de forma inconsequente na busca do vil metal. Chuva não mata ninguém...
Seminário – O MDB de Ji-Paraná investe no fortalecimento da legenda visando as eleições de outubro do próximo ano, quando serão eleitos prefeitos, vices e vereadores. O presidente do diretório municipal, empresário Jônatas França comandará seminário promovido pelo diretório regional, presidido pelo deputado federal Lúcio Mosquini, no próximo sábado (7), na Câmara Municipal, a partir das 16h com o tema “Prepara o 15”. Filiados serão capacitados para a nova fase da política com Marketing em Redes Sociais, Legislação Eleitoral, o que pode e o que não pode no período eleitoral, Mulheres na Política e Voto dos Jovens.
Tensão – O clima desde o início da semana era tenso com a possibilidade de a realização de uma operação monstra da Polícia Federal (PF) e outros órgãos de repreensão no combate à corrupção no Estado. Como a semana, ainda, não acabou e as operações comandadas pela nossa polícia de elite eram realizadas, quase sempre às sextas-feiras e as mais recentes antecipadas para as quintas-feiras, a tensão no ar permanece. Quem tem culpa no cartório e misturou negócio$ particulares com público$, que se prepare para receber visitas no final de uma das próximas madrugadas. Quem pariu Mateus que o embale.
Confinamento – Prova que há mobilização da PF em Rondônia é a ação de hoje (5), em Jaru, denominada “Operação Confinamento”. Foi constatado na agência do INSS local benefício do auxílio-reclusão, antes da data do agendamento da solicitação, endereço de Porto Velho e não em Jaru, base de certidão de nascimento falsa, dentre outras irregularidades. A mais absurda é a agência de Jaru ocupar no período 2015/17 a terceira posição no país e a primeira no Estado em quantidade de concessão de benefícios de auxílio-reclusão. O rombo está estimado em R$ 1,5 milhão. Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e na agência local do INSS. É o fim da rosca...
Estradas – O inverno amazônico período em que chove torrencialmente em Rondônia durante praticamente seis meses está no fim. Vem chegando o verão (seca) e praticamente 120 dias sem chuva. As estradas (BRs e as ROs) estão tomadas pelos buracos. As vicinais de lama e atoleiros. O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT-Jaru) alertou sobre a situação precária da malha viária no Estado, que provoca problemas no transporte da safra de soja e no translado dos doentes, dentre outros problemas. Audiência pública que seria realizada em Alvorada do Oeste esta semana teve que ser cancelada, porque os produtores rurais não conseguiram chegar ao destino. O problema é grave, precisa de ação urgente e efetiva do DER, porque o direito de ir e vir das pessoas está sendo ignorado.
Respigo
É com imensa tristeza que recebemos hoje (5) a notícia da morte do advogado Antônio Bianco, irmão do ex-governador José de Abreu Bianco. Toninho como era mais conhecido é um dos pioneiros de Ji-Paraná e foi, junto com o outro irmão, Arnaldo, da maior importância nos três mandatos de José Bianco como prefeito de Ji-Paraná e no de governador +++ Nossos sentimentos à Família Bianco. Que Deus o tenha +++ Conversa de bastidores relacionada a política de Porto Velho. Os constantes elogios e as aparições públicas do prefeito Hildon Chaves (PSDB) com o ex-deputado federal Lindomar Garçon (PRB) levam a crer, que tudo de bom que acontece na capital é graças as emendas do ex-parlamentar +++ Ou Hildon não quer mais saber de política e tem Garçon como a pessoa ideal para governar Porto Velho, mesmo realizando uma administração sofrível, quando prefeito de Candeias do Jamari ou está mal informado. Pelo andar da carruagem Garçon “é o cara” na política da capital +++ E não fosse ele Porto Velho estaria em condições mais precárias, que hoje. E durma-se com um barulho desses.