A Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastorildo Estado de Rondônia – IDARON, por meio da unidade local de Sanidade Animal e Vegetal – ULSAV, vem intensificando a fiscalização de trânsito de animais e vegetais na zona rural do município de Ouro Preto do Oeste.
As ações vêm sendo constantemente realizadas na rodovia estadual RO-470, conhecida por linha 81, que liga o município de Ouro Preto aos de Nova União e Mirante da Serra, e na linha 200, que dá acesso a Vale do Paraíso, além da RO-473, popular linha 31, que liga a Teixeirópolis e Urupá.
Nas barreiras montadas pelos servidores da Idaron, é realizada a fiscalização de trânsito de animais e produtos derivados e de vegetais, partes de vegetais e seus subprodutos e defensivos agrícolas, com a finalidade de impedir a disseminação de doenças e pragas no Estado de Rondônia.
Animal – Durante a fiscalização são abordados caminhões e caminhonetes que estão transportando animais. É cobrada a documentação zoossanitária, ou seja, a Guia de Trânsito Animal – GTA, documento oficial para transporte de animais.
Vegetal – São parados caminhões baú, caminhões caçamba, caminhonetes, veículos de passeio e até mesmo motocicletas. Durante a abordagem, é promovida a educação sanitária com entrega de panfletos.
Também é realizada a fiscalização de vegetais e defensivos agrícolas, conhecidos como agrotóxicos. Neste caso, são exigidos a nota fiscal da compra do produto e o receituário agronômico especificando para quê está sendo destinado o defensivo agrícola.
De acordo com os servidores da Idaron, tais ações têm por finalidade a fiscalização do transporte de animais e vegetais visando garantir a proteção relacionada ao controle de doenças em animais e pragas vegetais no Estado de Rondônia. As barreiras, segundo os mesmos, irão continuar e ocorrerão em locais e dias indeterminados.
imprimir