O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), realizou na quinta-feira (12), no Teatro Guaporé, em Porto Velho, a solenidade de encerramento do curso de formação de Prestação Voluntária de Serviços Administrativos (PVSA).
“Neste dia, celebramos o fim de uma etapa com o término do nosso curso. Começamos a nossa caminhada com honra, satisfação e responsabilidade. Compartilho com todos aqui, a alegria deste momento. Vou trabalhar com energia, honestidade e lealdade às instituições da segurança pública do estado de Rondônia,” pontuou o advogado André Alef Carvalho Lima, que foi orador da turma.
Abrindo novas oportunidades de emprego, a Sesdec pretende, além de oferecer crescimento profissional aos jovens de Rondônia, mostrar que com disciplina é possível vencer cada etapa imposta pela vida.
O primeiro processo seletivo, ocorreu em 2017. Porto Velho teve 72 prestadores voluntários de serviços administrativos (PVSA), atuando na PM e Corpo de Bombeiro Militar.
André Alef Carvalho Lima foi o orador da turma PVSA
A nova contratação 2020, conta com 136 jovens. Na capital eles receberam treinamento pelo Centro de Ensino da Polícia Militar, no interior do estado o curso de formação PVSA foi ministrado dentro dos Batalhões.
CAPACITAÇÃO
A capacitação durou 192 horas, sendo ensinado disciplinas nas áreas de direito administrativos, redação oficial, ética no serviço público, legislação específicas, noções de primeiros socorros entre outros assuntos.
O Trabalho desenvolvido pelos jovens contempla as áreas nos serviços administrativos, de protocolo, videomonitoramento, recepção, atendimento ao público e atendimento telefônico nos ramais do Bombeiro e Polícia Militar.
Leandra Caroline Nascimento Santos
A Jovem Leandra Caroline Nascimento Santos, 21 anos, estudante de direito entrou no programa PPVSA para adquirir experiência profissional.
“O nosso treinamento começou em janeiro deste ano, estudamos de segunda à sexta-feira das 07h às 18. Apesar de sermos civis, nós entramos no mundo militar. Foi cansativo, mas valeu a pena. Aprendi a ter foco e disciplina. Hoje sei fazer ofícios e memorandos dentro da estrutura de governo”, falou Leandra.
O Secretário de segurança, José Hélio Cysneiros Pachá, ao discursar parabenizou o jovem escolhido como orador da turma.
“Parecia que eu estava ouvindo um militar falar. Com a mesma postura e disposição, o jovem André explanou a vivência do curso de formação de prestação voluntária de serviços administrativos com a mesma linguagem que estamos habituados ouvir em nossas formaturas,” elogiou Pachá.
A ação de incentivo à contratação de jovens para servir administrativamente na segurança pública permite gerar emprego e renda com oportunidade de conhecer melhor a segurança pública do estado de Rondônia.