Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 09/03/2020 às 14h29
Confirmado – Para o próximo dia 21 em Vilhena a presença do secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif, no primeiro “Festival do Tambaqui” no Cone Sul do Estado, que será realizado no próximo dia 21. A informação do secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani confirma também que no dia 29 de maio a ministra da Agricultura, Teresa Cristina estará visitando Ji-Paraná durante a realização da a 9ª Rondônia Rural Show (26 a 30 de maio), considerado o maior evento do agronegócio na região Norte.
Café – Está correto e precisa de apoio a indignação do deputado estadual Ismael Crispin (PSB-São Miguel do Guaporé) sobre a discriminação à Rondônia no critério de aumento do valor da saca de café conilon, anunciado na última semana pela ministra da Agricultura, Teresa Cristina. A saca do conilon tipo 7 teve reajuste de 15,31% no preço mínimo, menos para Rondônia. Por que? Onde estão nossos representantes políticos no Congresso Nacional (senadores e deputados)? Rondônia está entre os maiores produtores de café do país e recentemente o produtor Alex Marques da Silva, de Alto Alegre dos Parecis recebeu prêmio de primeiro colocado nacionalmente na produção de café robusta. O concurso foi realizado em fevereiro último e organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC).
MDB – O auditório da câmara de vereadores de Ji-Paraná foi pequeno para abrigar os participantes do seminário regional do MDB, realizado na tarde do último sábado (7). Os temas abordados pelos palestradas relacionados às eleições de outubro próximo, quando serão eleitos prefeitos, vices e vereadores agradaram os participantes e muita coisa ficou esclarecida. Muitos elogios para o presidente do diretório municipal, empresário Jônatas França, que pretende levar o partido a ocupar a cadeira principal do Palácio Urupá a partir do próximo ano e eleger e reeleger pelo menos seis vereadores. Organização, dedicação e trabalho não faltam.
Estradas – É pertinente a preocupação do deputado estadual Ezequiel Neiva (PTB) sobre a precária situação da malha viária pavimentada –ou que deveria– com cerca de 1,5 mil/km de responsabilidade do Estado. Os buracos tomaram conta devido ao período chuvoso (inverno amazônico) e o transporte da safra de grãos (soja, milho, feião, arroz) hoje efetuado por carretas e bitrens. Na época da pavimentação das estradas com asfalto a frio (TSD) a tonelagem dos veículos era bem menor. Segundo Ezequiel é necessário a utilização do asfalto a quente para poder suportar o volume de tráfego e de tonelagem dos veículos de hoje.
Recursos – O Estado, segundo o deputado Ezequiel não tem recursos suficientes para recuperação e adequação da malha rodoviária e posteriormente aplicação do asfalto quente. Seriam necessários investimentos em torno de R$ 800 milhões, mas o Estado não tem suporte financeiro para isso. Sugeriu que o Estado faça um estudo e encaminhe à Assembleia Legislativa (Ale) uma proposta para contrair financiamento para análise e possível aprovação de um empréstimo e as rodovias possam ser reconstruídas e pavimentadas com asfalto à quente. A proposta é boa, mas é necessário saber se o Estado tem suporte para contrair financiamento, de como será e com quem. Sonhar é bom...
Respigo
Amanhã (10) o vice-presidente da República, Hamilton Mourão marcará em Rondônia. Recentemente empossado como titular do Conselho da Amazônia Legal ele estará em Porto Velho, na Base Aérea (Aeroporto Jorge Teixeira) a partir das 16h30 para entrevista coletiva à imprensa +++ Para participar é necessário a credencial. O processo encerra hoje (9) às 17h (Brasília) e deve ser feito pelo Sistema de Credenciamento de Imprensa no site do Palácio do Planalto +++ Participação importante do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) na negociação entre os trabalhadores do Consórcio SIM, empresa que realiza o transporte coletivo na capital para se evitar uma nova paralisação da categoria. A prefeitura vai pagar o 13º e os salários de dezembro e janeiro a motoristas e cobradores +++ Na quarta-feira (11) o Sindicato do Jornalistas (Sinjor) promoverá uma Roda de Conversa com o tema “A Mulher no Jornalismo’. O evento será no auditório da Uniron no Porto Velho Shopping, a partir das 19h30.