Por Redação
Publicada em 27/03/2020 às 09h54
Se você vai trabalhar em casa, algumas medidas são essenciais para garantir o bom sucesso dos seus negócios. Organização, paz e concentração são elementos básicos, mas nem sempre suficientes. Para complementar sua tranquilidade no home office, você vai precisar de uma ferramenta que seja capaz de fornecer maior segurança ao seu trabalho, especialmente no trânsito virtual dele até a sua empresa. E é aí que as VPNs entram em cena.
O que é uma Rede Virtual Privada?
Quando você se conecta à internet, você inicia um fluxo de dados que vai desde o seu computador até o site que você está visitando. Esse tráfego, contudo, é normalmente aberto e passível de ser acessado por qualquer um, o que facilita que seus dados sejam visualizados por terceiros, como o governo, seu provedor de internet, ou mesmo hackers.
Essa “publicidade” involuntária pode ser um grande problema no caso de você estar trabalhando com arquivos ou conversas confidenciais, afinal não há garantia nenhuma da sua privacidade. E isso é ainda pior quando você acessa a rede por meio de uma conexão Wi-Fi pública, como as oferecidas por hotéis, aeroportos e restaurantes, porque nesses pontos você não tem nenhuma ciência de quem está conectado à rede, tampouco com que intenções.
Uma forma de se proteger contra esse tipo de ameaça é usar uma ferramenta capaz de criptografar sua navegação, de modo a tornar seus dados ilegíveis a terceiros. Estamos falando das redes virtuais privadas (VPNs), programas responsáveis por fornecer uma camada extra de segurança à sua conexão e impedir que usuários não autorizados acessem suas atividades online.
Vantagens de uma VPN no trabalho em casa
1) Segurança
A segurança é, de longe, a maior vantagem do uso de uma VPN no home office. Afinal, como dito acima, as conexões desprotegidas acabam sendo alvos de inúmeros riscos. E, apesar de às vezes esses não serem muito severos (sendo representados, por exemplo, por anúncios inconvenientes inspirados por suas pesquisas no Google), as coisas nem sempre serão assim.
Em alguns momentos, pois, sua conexão pode estar sujeita a danos significativamente maiores. É o que ocorre quando sua navegação sofre um ataque por hackers mal-intencionados que desejam coletar dados sensíveis do seu computador, como senhas, informações bancárias e outros arquivos confidenciais.
Para garantir sua segurança e proteção contra tudo isso, a instalação de uma VPN em seus dispositivos se faz imperativa. Mas é preciso estar atento: apenas um serviço de qualidade poderá assegurar seu trabalho da melhor maneira possível e sem causar maiores dores de cabeça.
A recomendação do site especializado vpnConfiável é que, ao procurar um dos melhores servidores de VPN, você se atente a três aspectos fundamentais: velocidade, privacidade e confiabilidade. A página destaca ainda, como referência, os serviços da Express VPN como sendo um dos mais confiáveis na atualidade.
2) Desbloqueio de sites
Outra importante vantagem das VPNs diz respeito ao desbloqueio de sites e serviços geograficamente restritos. A ferramenta consegue essa proeza ao “mascarar” o seu endereço IP original, de modo que sua real posição no mundo esteja escondida e você consiga acessar qualquer página que deseje.
O recurso é particularmente interessante para usuários que necessitem usar sites ou serviços restringidos por censura governamental, como ocorre na China. Então, caso você se encontre em países assim, o uso de uma VPN é imprescindível.
Para além do trabalho, essa funcionalidade também traz outras vantagens. Como sua localização fica “mascarada”, acabam caindo por terra as limitações geográficas sobre quais séries e filmes estão disponíveis, e você ganha acesso a uma vasta quantidade de sites e serviços de entretenimento. Portanto, se você estiver preso em casa com seus filhos e precisar mantê-los entretidos enquanto trabalha, pode ser uma boa ideia baixar umas das melhores VPNs para Disney Plus ou Netflix, por exemplo.
Mas esteja avisado: se estiver trabalhando com uma VPN provida pelo seu empregador, é melhor não usá-la para acessar conteúdos não relacionados ao seu trabalho - especialmente plataformas menos convencionais, como pornografia. Isso porque, ao contrário do que descrevemos até aqui, as VPNs corporativas não podem evitar que seu chefe acesse o histórico da sua navegação. Então, fique atento para não passar um aperto mais tarde.