Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 02/03/2020 às 14h42
Ariquemes – O deputado estadual Alex Redano (PRP-Ariquemes) está concluindo a formatação de um grupo voltado para a disputa das eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo. Bom articulador, Redano, que está eleito presidente da Assembleia Legislativa (Ale) a partir de fevereiro do próximo ano, está compondo com o prefeito Thiago Flores, que está deixando o PSL, para se filiar PRP e é pré-candidato à reeleição. A filiação de Flores será no próximo dia 19. Falta a escolha de um vice, que deverá ocorrer nas próximas semanas.
Eleições – Uma das maneiras de saber, mesmo sem base científica são as enquetes disponibilidades por órgãos de comunicação e também pelos partidos políticos. Enquete em Ariquemes coloca o prefeito Thiago, o ex-deputado estadual Tiziu Jidalías, do Solidariedade e o atual vice-prefeito, Lucas Follador, do DEM como os três em melhores condições de concorrer ao cargo. Como há disposição de Tiziu fechar com Lucas, caso a parceria se confirme e as pré-candidaturas confirmados nas convenções de 20 de julho a 5 de agosto próximo teremos eleições das mais disputadas no município. O que é ótimo.
Estradas – Como o período de inverno amazônico (chuvas) continua, as estradas de Rondônia, as ROs e as vicinais, que pertencem ao Estado e prefeituras estão em situação precária. Há regiões praticamente isoladas. Mas as BRs também apresentam poucas condições de tráfego seguro em vários trechos da BR 364, que liga Rondônia e Acre com os demais estados. O deputado Adelino Follador (DEM-Ariquemes) cobrou do Dnit a recuperação da BR 421, na região de Monte Negro, que está com trechos intransitáveis, inclusive ocasionando três acidentes graves nos últimos dias. Se continuar chovendo neste mês de março, Rondônia terá agravada a situação das estradas com sérios prejuízos para a economia do Estado, além dos acidentes com óbitos.
Ponte – Outro problema sério que a bancada federal (três senadores e oito deputados) deve cobrar imediatamente do governo federal (via Dnit) é sobre a situação da ponte sobre o rio Jamari, na BR 364, por onde passam mais de 2,5 mil carretas/dia no período de safras de grãos, como o atual. O prefeito de Itapuã do Oeste, Moisés Cavalheiro (MDB) denunciou, que a ponte sobre o alagado da Usina Hidrelétrica de Samuel está com suas bases comprometidas e com sério risco de ocorrer o isolamento de parte do Estado com o Centro Sul do País. A denúncia é gravíssima e os deputados, que estarão reunidos ordinariamente amanhã (3) devem discutir o assunto de forma ampla e cobrar a bancada e o governo federal.
Cursos – Amanhã (3) a partir das 8h à Escola do Legislativo (EL), braço educacional da Assembleia Legislativa (Ale), presidida pelo deputado Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) estará abrindo inscrições para onze cursos, que serão ministrados neste mês de março. São mais de 400 vagas, para cursos de capacitação dos servidores da Ale, seus parentes, servidores das câmaras de vereadores, prefeituras, além de órgãos públicos federal e estadual. Os cursos são gratuitos e o aluno pode doar uma lata de leite em pó de 400g para o Banco de Leite da escola. Posteriormente o leite é distribuído a entidades cadastradas que atendam crianças com idade superior a um ano e idosos. “A Ale, através da escola contribui de forma direta para a melhoria da mão de obra do servidor público e dos demais segmentos da população, além de apoiar a área social, com a distribuição de leite, arrecadado durante a fase de matrícula”, enfatiza o diretor geral da escola, Fábio Ribeiro.
Respigo
Vereadores que pretendam disputar a reeleição este ano, em outubro próximo querem mudar de partido, o prazo já está em vigor. Os “nobres pares” devem se manifestar pela mudança até 30 dias antes do prazo final para filiação, que é de seis meses, caso opte por outro partido +++ A CPI da Energisa, da Assembleia Legislativa inicia amanhã (3) e vai até quinta-feira (5), uma ampla agenda para visitas ao Tribunal de Justiça (TJ), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e à Casa Civil, do governo do Estado. As visitas dos membros da CPI, presidida pelo deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) apura denúncias de irregularidades praticadas pela empresa contra o consumidor +++ As aulas escolares tiveram início com maior ênfase hoje (2), após o Carnaval. O trânsito confuso e perigoso de Porto Velho, estava difícil na manhã, mais às imediações dos colégios +++ É que a maioria dos condutores de alunos às escolas querem deixá-los praticamente dentro do estabelecimento fomentando filas duplas, triplas e muita confusão no trânsito. É um Deus nos acuda +++ E quem depende do transporte coletivo urbano fica à mercê de horários irregulares, ônibus sucateados e frota diminuta. E nada de a municipalidade regularizar o transporte coletivo urbano que, ainda, é precariamente oferecido pelo Consórcio (sic) SIM.