Por G1
Publicada em 23/04/2020 às 15h22
Estima-se que 13,9% da população do estado de Nova York já tenha contraído o vírus causador da Covid-19, conforme resultados preliminares de pesquisas com anticorpos divulgados pelo governador Andrew Cuomo nesta quinta-feira (23).
Cuomo apresentou o primeiro resultado preliminar dos testes, em que ao longo de 2 dias foram coletados 3.000 amostras em mercados e locais que estavam em funcionamento. Foram testadas pessoas que estavam nas ruas e por algum motivo precisaram sair de casa, sem necessariamente serem confirmadas anteriormente como infectadas.
De todos os testes, 43% foram feitos na cidade de Nova York. Lá, 21,2% deram positivo para presença de anticorpos. No estudo, latinos e negros concentram a maioria dos casos. O governador informou que irá aumentar a testagem em comunidades latinas e negras.
Foram realizados testes em 19 municípios em 40 localidades. As pessoas que apresentaram anticorpos para combater o novo coronavírus podem ter contraído o vírus e conseguiram se recuperar.
“O que descobrimos até agora é que o número em todo o estado tem 13,9% de positivo em termos de anticorpos. Eles foram infectados três semanas atrás, quatro semanas atrás, cinco semanas atrás, seis semanas atrás, mas eles tinham o vírus, desenvolveram os anticorpos e agora estão recuperados”, disse Cuomo.
Com o número de pessoas que se recuperaram, o governador acredita que a taxa de mortes pode ser menor do que o estimado. Com 2,7 milhões de pessoas infectadas no estado e 15.500 mortes registradas, a taxa de letalidade pode ser de 0,5%.
Ainda segundo Cuomo, o número de hospitalizações e internações em UTI continua em queda e a quantidade de altas é superior a novas internações.
Mortes no estado
Nesta quinta-feira (23), foram registradas mais 438 mortes por Covid-19 no estado. Ao todo, já foram confirmadas mais de 15.500 mortes.
O número total real de mortes pode ser maior do que está sendo contabilizado, já que, segundo o governador, estão sendo contabilizadas apenas mortes que ocorreram em hospitais ou casas de repouso, não incluindo as pessoas que morreram dentro de suas casas.
O número de novos casos diagnosticados por dia continua em 1.300. "A queda não é tão rápida quanto gostaríamos. Isso não é bom, tem que ficar em queda. Não pode ser um platô", disse Cuomo.