Por Agência Senado
Publicada em 18/04/2020 às 08h50
Edilson Rodrigues/Agência Senado
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) ressaltou nesta sexta-feira (17), em pronunciamento, que os brasileiros já começam a enfrentar o desemprego e a fome por causa da pandemia do novo coronavirus. E que, nesse contexto, as vendas dos pequenos agricultores também têm sido prejudicadas.
O senador afirmou que os pequenos agricultores são responsáveis por cerca de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Por isso, ele defendeu a criação de alternativas para ampliar a proteção econômica e social dos agricultores e da população. Gurgacz disse que é preciso assegurar a compra dos produtos provenientes da agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimento (PAA). Também defendeu a liberação de créditos com taxa de juros zero e a renegociação de dívidas existentes.
— Hoje nós temos o produto na lavoura, e as pessoas estão passando fome na cidade. É função do governo aproximar esses dois problemas e resolvê-los o mais rápido possível. Nossa produção tem de continuar. E as pessoas que passam fome nas cidades precisam receber esses alimentos. É assim que vamos enfrentar esta crise: dando apoio a toda a população brasileira — declarou o senador.