Por No Lance Net
Publicada em 24/04/2020 às 10h35
A associação de árbitros de Ji-Paraná, AJARB, está desde 1994 atuando nos campos e quadras de Rondônia, principalmente em Ji-Paraná, arbitrando no futebol em todas as categorias. Fundada em 27 de dezembro de 1994, por um grupo de aproximadamente 30 árbitros que prestavam serviços para a Liga de Desporto de Ji-Paraná, que decidiram formar uma organização; tendo sua primeira reunião em uma sala da Igreja São José.
A AJARB, além de atuar nos jogos de futebol de Ji-Paraná e região, também forma novos árbitros a cada ano, tendo ao longo desses 26 anos de fundação trabalhado para melhorar a cada dia; desde sua fundação até hoje já são mais de 500 afiliados do sexo masculino e feminino passando pelo quadro de associados. Árbitros que foram filiados a AJARB, hoje atuam no futebol paulista amador e também no quadro da Federação Paulista de Futebol. Como uma associação bem recebida por todos os desportistas de Rondônia, fundada com um quadro de árbitros renomados, a AJARB recebeu convite e chegou a participar de reunião com Heitor Costa presidente da Federação de Futebol de Rondônia para comandar os jogos do campeonato profissional do estado, que começou poucos anos antes da Associação de Árbitros de Ji-Paraná, mas uma reviravolta de última hora, devolveu o comando para a capital.
A AJARB hoje, faz suas reuniões em um anexo do Ginásio Adão Lamota, todas as segundas e sextas feiras a noite, e conta com árbitros em quase todas as categorias.
O presidente atual da AJARB é Egri Marques, e o vice Eder Marques, Vilson Mendes é o diretor de arbitragem, tendo no conselho fiscal Eduardo Freire, Luiz Augusto Barbosa na tesouraria e Paulo Fontoura na secretária.
Vilson Mendes, diretor de árbitros da AJARB, convida a todos os interessados em fazer parte do quadro da associação, para procurarem a entidade no Ginásio Adão Lamota.
Vilson Mendes esclareceu ainda, que o curso para futebol de campo amador dura em média 30 dias, já para o futebol profissional, a duração pode chegar a seis meses.
Para as outras categorias, como futsal e futebol sete, cada federação tem seu critério de formação de árbitros, geralmente optando por curso intensivo que dura no máximo três fins de semana.