Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 09/04/2020 às 11h17
Com o objetivo de evitar aglomerações em hospitais e centros de saúde durante a pandemia do novo coronavírus, o Senado aprovou em 31-03-20, o projeto de lei que autoriza o uso da telemedicina no Brasil em quaisquer atividades da área de saúde. A decisão é válida em caráter excepcional e enquanto durar o combate à covid-19.
Pensando nisso o Secretário Municipal de Saúde de Presidente Médici autorizou o uso do aplicativo e irá oferecer aos pacientes que necessitam de tratamento psiquiátrico, a opção de atendimento via whatsapp (videochamada), oque é denominado Telemedicina.
A telemedicina já é utilizada em todo mundo, de forma segura e legalizada, estando de acordo com a legislação e as normas médicas.
Por meio da telemedicina, os especialistas conseguem se conectar ao paciente de qualquer lugar, utilizando computadores e dispositivos móveis, como smartphones (celulares), tablets conectados à internet.
Vantagens da telemedicina:
• Amplia o contato entre médicos e pacientes;
• Acesso a especialistas de referência;
• Diminui o deslocamento de pacientes;
• Paciente atendido na comodidade de sua casa;
• Agiliza o atendimento e reduz filas.
• Consulta e troca de informações entre instituições de saúde;
• Assistência a pacientes crônicos, de alto risco e idosos.
Receitas, Atestados, Laudos e outros:
Em relação à entrega dos documentos (receitas, atestados, laudos e outros), utilizar-se de retirada posterior a teleconsulta, pelo paciente ou pessoa autorizada; devendo as mesmas estar em envelope lacrado.
Regras para o atendimento:
O atendimento é registrado em prontuário clínico preenchido a cada consulta com o paciente, contendo data, hora, tipo de comunicação usada no atendimento e o número do Conselho Regional Profissional do médico. Todas as informações são registradas no prontuário, incluindo a anamnese com o paciente, receitas, atestados, laudo e outros.
As pessoas interessadas no atendimento via WhatsApp devem ligar no (69) 3471-2354 para mais informações.