Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 03/04/2020 às 15h19
Dobradinha – Repercutiu amplamente a informação da coluna, quarta-feira (1º), que o Patriota, deverá ser comandado no Estado pelo deputado estadual Marcelo Cruz, eleito pelo PTB, tendo como maior líder o governador Marcos Rocha, hoje sem partido. Também ganhou espaço a informação que o Patriota já se prepara para as eleições de outubro próximo (prefeito, vice e vereador), caso elas sejam confirmadas, do atual secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, que está na luta ferrenha contra o coronavírus, como pré-candidato a prefeito tendo como vice a 1ª dama do Estado, Luana Rocha, que assumirá a presidência do partido na capital.
Ouvidoria – Algumas Assembleias Legislativas já têm o seu “Procon” para atender com mais eficiência a população. Com uma Ouvidoria eficiente, atuante, democrática e preocupada, apenas com o bem-estar da população o relacionamento político-comunidade seria muito mais participativo e produtivo. A Mesa Diretora da Ale-RO, presidida pelo deputado Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) político experiente e com visão macro de política poderia implantar o “Proconzinho”, que seria muito importante devido ao momento crítico que o planeta está enfrentando com o coronavírus. Seria a Ale mais perto do povo.
Política – Conversando na semana com um conhecido político de Rondônia, bom de voto, que já teve experiências no Legislativo e no Executivo tendo como assunto a situação política do país, que é difícil. Congresso Nacional (Senado e Câmara Federal) Supremo Tribunal Federal (STF) e Executivo (governo federal e os estaduais) não conseguem “falar a mesma língua” em momento tão difícil para a humanidade. Várias medidas são tomadas, mas a maioria politiqueiras, com visível fundo obscuro e não transparente como deveria ser, não somente hoje, pela pandemia, mas vem ocorrendo há tempos. Chegamos a triste conclusão, que cada povo tem a representatividade que merece, pois infelizmente ele vota com o estômago e não com o cérebro. E durma-se com um barulho desses...
Educação – Um dos problemas de difícil solução em Porto Velho é o transporte dos alunos na área rural seja por via terrestre ou fluvial. O prefeito Hildon Chaves (PSDB) tomou medida acertada quando adquiriu 146 ônibus adequados para o transporte escolar no interior do município. Esta semana chegaram 36 deles, que já estão sendo regularizados para poder atender o setor, que está paralisado desde 2019 criando um sério problema para os estudantes da área rural. É importante lembrar, que Porto Velho tem mais de 7 mil quilômetros de estradas vicinais e um município maior, que vários estados e países. Como temos seis meses de muita chuva o problema se agrava.
Eleições – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está analisando como deverá proceder no caso das eleições municipais de outubro próximo, a prefeito, vice e vereador. A prorrogação de mandatos por dois anos para coincidir com as eleições de 2022 (presidência da República, governadores, deputados federais e estaduais e uma das três vagas ao Senado) poderá ocorrer. Como não se tem uma posição de real futuro do mundo, em razão do coronavírus, o assunto tramita com muita cautela entre os ministros do TSE. Mas é admissível, que a situação é delicada. O mais provável é o adiamento para dezembro e não prorrogação de mandatos, que seria um casuísmo.
Respigo
Estamos em ano eleitoral e deputados (federal, estadual), senadores e vereadores não liberam recursos, função do Executivo (governo federal, estaduais e municipais. Assessoria de políticos estão colocando o assessorado, diz o release de um político do Estado Faltou a citar que foi, através de Emenda Parlamentar e como estamos em ano de eleições a matéria encaminhada pela assessoria poderá servir de munição para os adversários, pois é crime eleitoral +++ As audiências do Poder Judiciário marcadas para este mês foram adiadas até o próximo dia 30. Adiamento dos mais oportunos, devido ao coronavírus, que deixou os idosos (como o titular da coluna) confinado dentro de casa, e que está entre os intimados como testemunha +++ Se não ocorresse o adiamento as pessoas intimadas com mais de 60 anos, que está no isolamento obrigatório em casa, ficaria em situação difícil. Se não comparecesse estaria cometendo desobediência a uma determinação judicial e saindo de casa a mesma irregularidade, por isso a importância do adiamento +++ Hoje termina o prazo para vereadores trocarem de partidos sem a perda do mandato. Segundo os dirigentes partidários a pressão é forte sobre vereadores da capital e do interior para se favorecer com a janela partidária.